Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis apresenta propostas para o PAC da Mobilidade

Publicado em 05/05/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


Prefeito e secretário de Obras estarão em Brasília nesta terça-feira (06)

O prefeito Cesar Souza Júnior retorna a Brasília nesta terça-feira (6), na companhia do secretário municipal de Obras Domingos Zancanaro, para a apresentação da proposta de Florianópolis para o PAC 50 – Mobilidade Urbana. A iniciativa faz parte do conjunto de ações que viabilizará a liberação de recursos da ordem de R$ 50 bilhões para 26 municípios habilitados, com população entre 400 mil e 700 mil habitantes.

Belchior, quando foram apresentados os critérios de seleção para obras de infraestrutura e mobilidade urbana.

A proposta de Florianópolis, com valor estimado em aproximadamente R$ 1 bilhão, visa à implantação de obras que priorizem o transporte público.

Entre elas, estão a construção de corredores exclusivos para ônibus, melhoria e ampliação dos terminais, substituição de pontos, instalação de dez estações de embarque e desembarque com estrutura adequada aos usuários, corredores preferenciais e utilização de binários.

Também fazem parte da proposta da Capital para o PAC 50: 85 km de ciclovias, 205 km de calçadas e passeios, 198 km de qualificação de vias, implantação de plano inclinado funicular (bonde via cabo para ruas com escadarias e de difícil acesso), estudo para atracadouros de transporte marítimo, ampliação do sistema de monitoramento de transporte e trânsito e integração do transporte coletivo com o sistema de teleférico, além da continuidade da Avenida Beira-mar Continental – via corredor metropolitano – até a BR-101.

Levantamento da Secretaria Municipal de Obras indica que, na última década, a população de Florianópolis cresceu 23%, enquanto o número de veículos aumentou 42%. Outro dado é a diminuição de aproximadamente 7% no número de pessoas que utilizam o transporte público.

Para o secretário Domingos Zancanaro, “isso demonstra a complexidade em torno da mobilidade urbana, com a necessidade imediata de implantação de um sistema eficiente em todas as regiões do município, o que implica, consequentemente, em um grande volume de obras”.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários