Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis sedia o 15º Workshop RNP

Publicado em 02/05/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


Evento acontece nos dias 5 e 6 de maio e terá como tema "Infraestruturas Definidas por Software” .

Nos próximos dias 05 e 06 de maio, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) promove o 15º Workshop RNP (WRNP), no Oceania Convention Center, em Florianópolis. O evento, que acontece durante a 32ª edição do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) é voltado para a comunidade de pesquisa em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e atrai também representantes do governo e de empresas do setor.

Com o tema "Infraestruturas Definidas por Software", o encontro pretende discutir e apresentar as novas arquiteturas e tecnologias que possibilitam a programação das infraestruturas virtualizadas em centros de dados (servidores, redes e armazenamento), como as Redes Definidas por Software (SDN), Centro de Dados Definido por Software (SDDC) e Armazenamento Definido por Software (SDS).

Entre os diversos palestrantes, está Marcelo Boeira de Barcelos, Diretor de Tecnologia na DATACOM, que abordará o tema P&D da indústria brasileira nas áreas de SDN e NFV. Outro destaque será o painel sobre os Desafios para uma Rede de Dados Segura, assunto discutido pelo presidente do SERPRO, Marcos Vinicius Ferrreira Mazoni, por Paulo Licio de Geu, da UNICAMP e Anderson Nascimento, da UnB. Além disso, haverá também demonstrações tecnológicas de diversos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento financiados pela RNP, entre eles os Grupos de Trabalho (GTs). Dentre as demonstrações, destaca-se também o lançamento do ambiente para pesquisa em Internet do Futuro 

O encerramento do evento será com um painel que abordará o tema de Software Defined Networks  - redes definidas por software. Os interessados poderão assistir às palestras em tempo real, por transmissão on-line. O link da transmissão será disponibilizado no site do evento http://wrnp.rnp.br.

 

› FONTE: Textual

Comentários