Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

MPA divulga lista de embarcações autorizadas a pescar tainha

Publicado em 02/05/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O Ministério d a Pesca e Aquicultura, através de sua Secretaria de Monitoramento e Controle, divulgou através da Portaria nº 34, de 22 de abril de 2014, a relação nominal das embarcações sardinheiras que cumpriram os critérios de renovação da Autorização de Pesca Complementar para a captura da tainha (Mugil platanus e M. Liza), para a safra de 2014. Ao todo, 44 embarcações já foram autorizadas a pescar tainha este ano.

A portaria também informa quais são as embarcações sardinheiras que apresentam pendências referentes aos critérios de renovação da referida autorização.

A tainha é um dos recursos pesqueiros mais importantes do litoral dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Atualmente a pesca da tainha concentra-se no período de safra da espécie, por 75 dias (entre 15de maio e 30 de julho), ao longo da costa das regiões Sul e Sudeste.

A maioria dos pescadores artesanais captura a espécie através do “arrasto de praia”. Tradicionalmente, localidades costeiras de Santa Catarina promovem “festas da tainha”.  Já as embarcações industriais utilizam o método de cerco “traineira” para a captura. Neste caso a pescaria ocorre em alto mar, a pelo menos três milhas da Costa, dependendo do estado.

A produção de tainha é voltada para o mercado interno. Entretanto, o mais valioso na tainha não é a sua saborosa carne, mas as suas ovas, que são exportadas para países como Taiwan, França, Grécia, Itália e Espanha.

Acesse em anexo a Portaria nº 34 para conhecer mais detalhes da situação da frota sardinheira.

 

› FONTE: Imprensa MPA

Comentários