Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Novo procedimento médico acelera em tempo recorde a cicatrização de diferentes lesões corporais

Publicado em 27/08/2013 Editoria: Saúde Comente!


Sem contra-indicação e menos invasivo, o método abrevia em 50% o tempo necessário à volta ao mercado de trabalho e atividades normais do dia a dia, amenizando a dor e acelerando o processo de cura  

De acordo com a técnica inovadora, difundida pelo Dr. Sidney Schapiro, traumatologista e ortopedista esportivo - pioneiro no tratamento por meio do PRP (Plasma Rico em Plaquetas) - o atleta profissional ou amador tem recuperação reduzida pela metade do tempo. “Aceleramos a cicatrização, e, conseqüentemente, regeneramos e preservamos a qualidade do tecido atingido”, explica Schapiro, referência médica quando o assunto é lesões, principalmente dos joelhos.

O Dr. Schapiro lança mão de um procedimento com o plasma rico em plaquetas (PRP), responsável pelo envio do fator de crescimento nas células afetadas, transformando em um novo tecido. “Retiramos o próprio sangue do paciente, centrifugamos até extrair o PRP que é injetado no local da lesão em uma quantidade de seis a oito vezes maiores do que o organismo produz. Imediatamente começa alteração celular, que demoraria em média 10 dias para acontecer”, explica o traumatologista.

A meta desse procedimento, menos invasivo, é abreviar o tempo de retorno das pessoas ao mercado de trabalho e diminuir a dor, por exemplo, crônica no tendão de Aquiles, distensões musculares. As plaquetas carreiam o fator de crescimento não apenas muscular, mas também o ósseo, o tendineo e até o do músculo cardíaco, sem a necessidade de cirurgia.

O resultado é medido por exames de ressonância magnética, que comprovam sua eficácia e acompanhado com um trabalho intensivo de fisioterapia é essencial para resultados completos. Personalidades do universo dos esportes já passaram pelo consultório do dr. Sidney, entre eles, Juliana Cabral, ex zagueira da seleção brasileira de futebol feminino. Após três meses de tratamento ela já estava jogando, quando pelo método tradicional a recuperação seria em torno de seis a oito meses. Já a maratonista Marizete Moreira dos Santos, sofria de dor crônica no tendão de Aquiles e, em dois meses, voltou a correr. 

Segundo o traumatologista, a prática do PRP, como é conhecido, já é comum em países da Europa e nos Estados Unidos. Principalmente em clubes de futebol, que tem seus próprios laboratórios. 

 

Sobre Dr. Sidney

Pioneiro no Brasil na utilização do PRP (fator de crescimento) para o tratamento de lesões esportivas e artrose. Dr. Sidney Schapiro se destaca em sua área clinica tanto de traumatologia esportiva quanto em artroscopia, cirurgia do joelho e ombro, além de ser referência no segmento de ortopedia infantil. Atualmente, Schapiro trabalha no Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Maternidade São Luiz e atende em sua clínica nos Jardins e Perdizes. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Associação Paulista de Ortopedia e Traumatologia, da Sociedad Latino-americana de Ortopedia y Traumatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho, da Internatonal Society of Arthroscopy, Knee Sugery na Orthopaedic Sports Medicine, das Sociedades Brasileiras de Artroscopia e de Traumatologia Esportiva.Médico responsável na preparação de diversos atletas, profissionais e amadores, entre eles: Juliana Cabral capitã da Seleção Brasileira de Futebol, medalha de prata em Atenas, os maratonista Adriano Bastos hepta campeão da Maratona da Disney), Marizete Moreira dos Santos e Conceição Oliveira (todos top ten na modalidade maratona), Guto Antunes (top ten no triátlon),Dan Wroblewski (campeão mundial de agillity). Foi Diretor Médico do Saad Esporte Clube (Campeão da Copa do Brasil 2007 de futebol feminino), da Confederação Brasileira Macabi, sendo responsável pelas delegações de atletas brasileiros em competições nacionais e internacionais e médico da Seleção Paulista de Futsal.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários