Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Evento em Florianópolis discute mercado digital

Publicado em 01/05/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Dados da pesquisa TIC Domicílios e Usuários, do CeticBr, indicam que aproximadamente 80,9 milhões de brasileiros acessaram a internet alguma vez durante os três meses que antecederam o levantamento (feito de outubro de 2012 a fevereiro de 2013).

Desse total, a grande maioria – 70% da população urbana – acessa a rede diariamente (no campo o percentual de conexão diária cai para 43%). No Sul do País, o percentual dos que acessam a internet diariamente é de 69%. Entender essa multidão – e transformar esse potencial em negócios - não é fácil.

Mas quem pretende se aventurar nesse mercado pode ter uma ajuda de especialistas no assunto que se reúnem em Florianópolis nos dias 2 e 3 de maio no OlhóCON, um dos principais encontros de marketing digital do Sul do País. O evento será no Hotel Majestic.

Em dois dias de evento, 16 palestrantes vindos de diferentes partes do Brasil falarão ao público. Os temas abordados perpassam o comportamento do usuário, marketing digital, marketing político, o papel dos vídeos na internet, aplicativos para mobile, investimento em startups, e-commerce e interferência da internet e do Google na vida de uma tribo indígena.

Não é por acaso que as empresas apostam cada vez mais em estratégias para conquistar o consumidor que navega pela internet. Segundo a pesquisa, 66% dos moradores do Sul já pesquisaram preços de produtos com ajuda do computador.

E praticamente um terço dos internautas (33% no Sul, 31% na média nacional) já compraram algum produto ou contrataram um serviço via internet. Ou seja: a presença on line abre as empresas um mercado potencial de 27 milhões de brasileiros.

O passo inicial de qualquer ação deve ser o conhecimento do mercado. No OlhóCON, o Diretor executivo do Ibope, Alexandre Crivellaro vai usar dados extraídos da plataforma E-tail Report do IBOPE e-commerce para traçar um panorama do segmento na região Sul e no Brasil a partir da comparação de dados das maiores lojas do comércio eletrônico do País.

Ter um enorme público consumidor potencial, porém, é apenas parte da equação. Para que isso gere vendas, é preciso saber se comunicar com esse público. Camila Porto, referência no país em Facebook Marketing, vai falar no OlhóCON sobre Marketing Digital para Empreendedores.

A internet também abre aos profissionais de marketing a possibilidade de explorar diferentes ferramentas e plataformas. O caso dos vídeos é exemplar. Graças à modernização dos equipamentos – hoje câmeras não profissionais já possibilitam ótima qualidade de captura de som e imagem – e à possibilidade de veiculação gratuita, a rede tornou o vídeo uma ferramenta essencial de marketing para as empresas, tanto de pequeno quanto de grande porte.

“A internet possibilita testar formatos, mudar estratégias e avaliar o impacto das ações em tempo real pelos comentários. Em alguns casos, é até possível adaptar para a TV algo consagrado na rede”, diz KaduPotinatti, que vai falar no OlhóCON sobre vídeos como ferramentas de marketing.Fundador da Vídeo Click, ele presta serviços para clientes como o PagSeguro, o Grupo iMasters e a Vtex.

Outra novidade é a mobilidade.  Pesquisa da Gartner indica que a mobilidade será uma das principais tendências da tecnologia da informação dentro das empresas nos próximos anos. Por um lado, há grande expansão na base instalada de smartphones e tablets.

Ao mesmo tempo, o uso de aplicativos traz benefícios visíveis para empresas – seja pelo aumento da eficiência das equipes de rua, seja pela diminuição do retrabalho ou pelo acesso facilitado a informações necessárias. Outro benefício é o uso de aplicativos próprios, customizados, como ferramenta de marketing e relacionamento.

 O assunto será tema da palestra A nova corrida do ouro: como aplicativos para celulares e tablets podem potencializar os resultados do seu negócio, que será apresentada pelo gerente de produto da CRE8 Gustavo Jota.

Conquistar o cliente é apenas a primeira parte do trabalho. Para lucrar mais na internet, é preciso também reter o consumidor, tema da palestra do Presidente do ReclameAqui, Maurício Vargas, que vai falar sobre a história do site e sobre como as empresas podem melhorar o relacionamento e reter clientes na internet.

 

 

› FONTE: All Press Comunicação Estratégica

Comentários