Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto da Defensoria Pública da União em São José recebe moção de apoio

Publicado em 26/08/2013 Editoria: São José Comente!


A iniciativa prevê atendimento jurídico gratuito para aqueles não podem pagar advogado

Em funcionamento há quatro meses, o projeto de atendimento jurídico gratuito da Defensoria Pública da União em São José recebeu moção de apoio da IX Conferência Municipal de Assistência Social. Junto com a homenagem, os participantes do evento solicitaram a permanência do serviço por tempo indeterminado. O documento, que exalta a iniciativa de atendimento da população carente da cidade, foi assinado por 64 participantes da Conferência.

O projeto consiste no deslocamento de defensores, servidores e estagiários da unidade de Florianópolis da DPU às sextas-feiras para o Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), em São José. No local, a equipe tira dúvidas sobre direitos, orienta sobre os casos apresentados e abre processos de assistência jurídica gratuita que tramitarão na instituição. O projeto é fruto de parceria com a Secretaria de Assistência Social do município.

Para a defensora pública federal Larissa Amantea, receber o reconhecimento é gratificante e reforça a necessidade de a DPU chegar cada vez mais perto do cidadão. “Nem sempre o atendimento gera um processo de assistência jurídica. Muitas vezes, o fato de estar próximo das pessoas e apontar o melhor caminho para o problema apresentado já é muito importante”, afirma Larissa. A defensora destaca, ainda, a abertura do município de São José a cidadãos de outras cidades da região, que têm utilizado os serviços da DPU no Cati.

O projeto de atendimento da Defensoria Pública da União em São José começou em abril e, inicialmente, era voltado apenas para os idosos. A partir do mês passado, a proposta foi ampliada para todos os cidadãos. O atendimento ocorre sempre às sextas-feiras, das 13h às 17 horas.

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários