Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto da Fundação CERTI é premiado no IDEA Brasil

Publicado em 11/04/2014 Editoria: News Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Luminária OLED venceu o prêmio de design na categoria “Escritório”.

A equipe de design da Fundação CERTI, instituição de tecnologia e inovação com sede em Florianópolis, acaba de vencer um dos mais importantes prêmios de design do país. Em parceria com a empresa gaúcha CINEX, a CERTI desenvolveu a Ufficio, uma luminária pendente de OLED (diodo orgânico emissor de luz) – material que garante alta eficiência energética e que está em sintonia com o consumo responsável de energia.

A estrutura da luminária é composta por uma camada finíssima de alumínio e vidro, onde as placas de OLED estão dispostas. A peça fica suspensa do teto por finos cabos de aço revestidos de nylon, o que garante um desenho leve e contemporâneo. “Quisemos aproveitar a fina espessura do OLED e dar destaque à luz, passando a ideia de que ela está flutuando no ar”, conta o designer industrial Eduardo Ferreira, um dos responsáveis pela criação da peça. A luz do OLED se assemelha à natural, mais suave e confortável.

Outra característica inovadora da Ufficio é a possibilidade de conectar um controlador externo de comunicação digital para que o usuário possa interagir com a luminária, criando diferentes tipos de iluminação, através do notebook, tablet ou celular.

O projeto foi desenvolvido de junho a setembro do ano passado, quando foi apresentado no workshop Creative Lab da Philips em Aachen, na Alemanha. A tecnologia OLED utilizada na luminária é da Philips e o projeto contou com apoio também do BNDES.

O trabalho premiado está, agora, habilitado a concorrer no IDEA Awards nos EUA. O Prêmio IDEABrasil é realizado pela Associação Objeto Brasil, que elege os melhores trabalhos do design brasileiro, em um total de 24 categorias. A premiação está prevista para setembro deste ano. A Ufficio ainda não é um produto à venda no mercado.

 

 

 

› FONTE: Primeira Via Comunicação

Comentários