Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Baleias são avistadas na Praia da Armação, em Florianópolis

Publicado em 26/08/2013 Editoria: Geral Comente!


Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

Três baleias-francas foram avistadas na tarde deste domingo na Praia da Armação, no Sul da Ilha de Florianópolis. Na última quarta-feira, outro grupo, formado por pelo menos seis animais, foi avistado no mesmo local. No grupo de hoje, ao menos um dos animais era filhote.

Nesta época, a aparição das baleias é mais constante no litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, uma vez que os animais migram da Atártica para águas mais quentes para se reproduzir. Há uma semana, uma baleia foi vista brincando com seu filhote durante um dia inteiro a cerca de 300 metros da Praia Brava, em Itajaí.  

A Praia da Armação tem esse nome por ser o local onde, antigamente, eram armadas as redes para a pesca de baleias e eram retirados o óleo, a carne e as barbatanas dos animais. Hoje, a pesca de baleias no Brasil é severamente proibida e a região se tornou uma das mais procuradas para a observação de baleias no Estado. 

No inverno, os animais acabam se transformando na principal atração dos municípios: apenas em 2012, por exemplo, cerca de quatro mil visitantes realizaram o turismo de observação em barcos. A prática está proibida pela Justiça desde 17 de maio devido à falta de estrutura de fiscalização, causando danos ao turismo da região.

› FONTE: Diário Catarinense

Comentários