Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

ACI lamenta o desparecimento de bustos de figuras históricas da Praça XV, na capital

Publicado em 23/08/2013 Editoria: Segurança Comente!


Busto de bronze de Jerônimo Coelho, que desapareceu da Praça XV. foto: ND Oline.

Busto de bronze de Jerônimo Coelho, que desapareceu da Praça XV. foto: ND Oline.

A Associação Catarinense de Imprensa denuncia o descaso do poder público municipal com o patrimônio histórico de Santa Catarina, representado pelos bustos de bronze de Cruz e Sousa, Jerônimo Coelho, Victor Meirelles e José Boiteux, que desapareceram da Praça XV. São quatro dos maiores nomes de nosso estado em nível nacional, retirados do ponto mais central da cidade e de um dos mais expressivos locais turísticos da Ilha de Santa Catarina, sem que tal violência fosse percebida pelos servidores que fazem a manutenção da Praça XV ou da Guarda Municipal e Polícia Militar.

Sequer é sabido há quanto tempo os bustos foram tirados do local, muito provavelmente furtados, o que prova o quanto eram desprezados pelos que têm a responsabilidade de mantê-los. O poeta Cruz e Sousa foi o precursor do Simbolismo; Jerônimo Coelho está entre os mais célebres políticos de nosso estado - foi patrono da Imprensa e da maçonaria catarinense; José Boiteux fundou a Associação Catarinense de Imprensa e consagrou-se como um dos mais notáveis jornalistas na história do estado e Victor Meirelles, pintor que assina a épica Primeira Missa do Brasil, um dos maiores gênios da pintura histórica.

Lamentamos profundamente o abandono de tais esculturas, que homenageavam figuras definitivas da história de Santa Catarina dos séculos XIX e início do XX e exigimos esclarecimentos céleres e definitivos dos responsáveis.

› FONTE: ACI

Comentários