Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis irá sediar residência em curadoria

Publicado em 26/03/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


Uma pausa para se distanciar. Olhar do lado de fora, de outro ângulo, o campo da curadoria até hoje firmado no Brasil. Abertura é a palavra mais indicada no projeto “Ações Curatoriais”, construído pelas curadoras Kamilla Nunes, Beatriz Lemos - ambas do Brasil - e Marta Mestre, de Portugal. E viabilizado através do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, com coordenação do Instituto Meyer Filho e ainda parceria com o Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. 

Será em Florianópolis, de 22 de 30 de abril, a primeira residência de curadores realizada no Brasil, com a participação de 10 profissionais que atuam em alguns dos mais importantes espaços independentes e instituições do país. O projeto ainda oferece uma vaga para os interessados em participar da equipe. A convocatória exige alguns requisitos: o candidato deve ser residente e atuar no Estado de Santa Catarina, além de apresentar experiência na área. O currículo e carta de intenção devem ser enviados para o email [email protected], até 07 de abril. 

“A curadoria é um processo/campo que deve ser repensado. Esta nova geração de curadores está, cada vez mais, transcendendo as visões conservadoras, ampliando e abrindo outras possibilidades de discussão, formação e formatos expositivos. Experimentar novos pensamentos e estratégias de atuação é um exercício necessário”, explica Kamilla Nunes, curadora independente formada em artes plásticas pelo Centro de Artes da (UDESC).

O projeto é dividido em duas etapas. Com duração de oito dias, a residência propõe uma verdadeira imersão, fase dedicada à troca, visitas a ateliês de artistas de Florianópolis, debates e apresentações das práticas curatoriais de cada participante.

Essa difusão terá desdobramento na etapa seguinte. Do encontro, os 10 curadores irão idealizar a produção de quatro ações curatoriais, em quatro cidades de Santa Catarina. Florianópolis é o ponto de partida, com previsão de edições futuras em outros estados do país, segundo as curadores do projeto. Mais informações no site http://acoescuratoriais.wix.com/florianopolis

SERVIÇO

O que: Projeto Ações Curatoriais

Quando: Primeira etapa: 22 a 30 de abril | Segunda etapa: Maio a Junho de 2014

Onde: Pousada Mar de Dentro, Santo Antônio de Lisboa. 

 

› FONTE: Luciana de Moraes

Comentários