Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Maratona Cultural de Florianópolis inicia nesta sexta-feira (21)

Publicado em 20/03/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Florianópolis respira cultura no fim de semana em que comemora seus 288 anos.

De sexta a domingo a capital catarinense se transforma em um grande palco com a realização da Maratona Cultural 2014. Ao longo de 36 horas, moradores e turistas poderão aproveitar apresentações artísticas gratuitamente.

A partir desta sexta-feira (21/03), a capital catarinense será transformada em um grande palco, para receber, durante 36 horas de programação, os mais de 700 artistas que tomarão suas ruas, praças e teatros para comemorar os 288 anos de Florianópolis, com a realização da quarta edição da Maratona Cultural.

O evento, considerado o maior do gênero em Santa Catarina, contemplará 48 endereços (sete a mais que na edição anterior) com apresentações artísticas e intervenções culturais.  

De acordo com coordenação do evento, mais de 120 mil pessoas devem assistir à programação até o domingo, dia 23.

E como o próprio nome do evento sugere, é preciso planejar-se para esta verdadeira “maratona”, elegendo as suas preferências e planejando-se, já que para os espetáculos em espaços fechados a entrega de ingressos só será liberada com uma hora antes do seu início. Para todas as demais atrações, em espaços abertos, não é necessária a retirada de ingressos.

Ao todo, serão 62 atrações musicais, 19 grupos de dança, 21 grupos de teatros, 25 exposições artísticas e 26 produções cinematográficas destinadas para o público de todas as idades. A noite de abertura (21) já mostra o que o público irá encontrar nos dias seguintes, com atrações diversificadas. Como, por exemplo, o espetáculo “Ariana”, da Cia Jovem Escola Teatro Bolshoi; a programação musical do Canto do Noel, na Travessa Radclif ou na Escadaria do Rosário; ou ainda a montagem teatral “Casa de Pólvora”, de Jaraguá do Sul.

Com 85% das atrações oriundas de Santa Catarina, a Maratona Cultural se espalha pela cidade já nas primeiras horas da manhã de sábado, com peças teatrais para as crianças, a partir das 10h, parando somente na madrugada de sábado para domingo, com três shows de rock, na Célula Showcase.

É possível ainda visitar exposições artísticas nas galerias participantes, conhecer um pouco sobre a história do Centro Histórico da cidade com uma visita guiada, participar de uma virada digital, a Hackathon, no Museu Escola Catarinense (MESC), que rolará madrugada adentro. 

Além das atrações culturais, a Maratona também oferta ao público outras atividades de lazer, como a Pedalada Maratona Cultural, que levará os participantes para um passeio por regiões da cidade. No sábado (22), o passeio, de 11km, sairá às 16h do Largo da Catedral; já no domingo (23) a pedalada sai do Parque da Luz, às 18h, com destino ao show do cantor Tom Zé, em Coqueiros.

Ainda pensando na mobilidade do público, o ônibus Floripa by Bus disponibilizará linhas especiais que, levarão o público para vários pontos do evento, através da aquisição de um passaporte que permite ao usuário embarcar e desembarcar quantas vezes desejar. Haverá também a locação de bicicletas para quem preferir deslocar-se de forma mais sustentável através de um bicicletário, montado na Praça Fernando Machado.

A programação completa está disponível no site www.maratonacultural.com, e outras novidades também são informadas a todo o momento via Facebook (facebook.com/maratonacultural).

A Maratona Cultural de Florianópolis é uma realização do Instituto Maratona Cultural, com patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, através do Funcultural, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Tractebel Energia, Caixa Econômica Federal e Da Magrinha.

 

 

 

› FONTE: DAVI PAES E LIMA

Comentários