Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Escola móvel do Procon de Santa Catarina já está em funcionamento

Publicado em 17/03/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


A partir de abril, unidade móvel vai percorrer cada uma das 84 sedes do Procon no estado. FOTO: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

A partir de abril, unidade móvel vai percorrer cada uma das 84 sedes do Procon no estado. FOTO: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

Promover a capacitação de agentes públicos e difundir entre a população informações sobre os direitos dos consumidores. Com este objetivo inaugurou no último dia 11 a unidade móvel da Escola Estadual de Defesa de Consumidor (EEDC-SC), mantida pelo Procon-SC. Considerado o primeiro do país em seu gênero, o equipamento começará, a partir de abril, a percorrer cada uma das 84 sedes da entidade no estado.

A escola móvel funciona em um baú com abertura lateral instalado sobre um caminhão. Por meio de um sistema hidráulico o compartimento transforma-se em uma sala de aula com capacidade para 40 pessoas. O ambiente foi pensado para dar conforto a instrutores e alunos, contando com ar-condicionado, elevador de acessibilidade, TV e sistema de audiovisual, bem como de secretaria, copa e banheiro.

Para dar suporte às palestras, treinamentos e oficinas oferecidas, serão disponibilizados materiais de apoio elaborados por pedagogos e especialistas tais como vídeos e publicações. Ao todo, foram investidos na EEDC-SC cerca de R$ 1,3 milhão, provenientes do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público Estadual.

A unidade permanece em exposição no Largo da Alfândega, centro de Florianópolis, até o dia 22 deste mês, de onde parte para o município de Içara, no sul do estado. 

Educando para o consumo consciente


Com a escola móvel, o governo do Estado pretende difundir entre a população o conhecimento dos direitos e deveres dos consumidores. Outro foco, afirmou a diretora do Procon-SC, Elizabete Fernandes Baesso, são as unidades de ensino e as associações de bairro. “Queremos chegar até as pessoas, aprimorando o trabalho de educação para o consumo consciente”, disse. 

A intenção, disse Elizabete, é que o Procon-SC realize as capacitações em conjunto com outros órgãos públicos, estaduais e municipais. “Queremos buscar a parceria de instituições como a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, Inmetro e Vigilância Sanitária, entre outras, que trabalhem questões relacionadas à educação, saúde e segurança alimentar.”

 

 

 

› FONTE: ALESC

Comentários