Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto Mulher Cidadã atraiu bom público e alcançou objetivos sociais

Publicado em 11/03/2014 Editoria: Palhoça Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O projeto Mulher Cidadã, realizado na manhã de sábado, no bairro Frei Damião, atraiu um significativo público e alcançou os objetivos sociais. Vários programas foram realizados durante o evento, produzido pela Prefeitura de Palhoça, através da Secretaria de Assistência Social, com o apoio do Governo do Estado, com representação da Coordenadoria Estadual da Mulher e outros órgãos. O evento se encaixou dentro da programação do Dia Internacional da Mulher.

Ao final do evento, o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Nilson João Espíndola, fez um balanço das atividades, que considerou “de alto nível”. Assegurou que as dificuldades, do primeiro evento, foram todas superadas e que o “saldo positivo” é o passaporte para uma segunda edição, no próximo ano.

Jane Maria Schmitz, responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher, fez uma revelação animadora. Palhoça não consta da lista das piores cidades, onde a mulher é o alvo preferencial da violência, principalmente a de caráter doméstico.

Foram desenvolvidos os seguintes serviços: Funcionários da Caixa Econômica Federal emitiram CPF gratuitamente, exclusivamente para mulheres. Advogados dos quadros da OAB de Palhoça, prestaram orientações jurídicas, também para mulheres.

Outro serviço público, direcionado às mulheres, foi prestado pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – e pelo CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Funcionários qualificados conservaram, discretamente, com mulheres, em situação de vulnerabilidade social, transmitindo as orientações necessárias e, inclusive, providenciando encaminhamento.

TRABALHO

Agentes do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – conversaram com os munícipes, principalmente os jovens, sobre os cursos disponíveis. Muitos jovens se inscreveram nos cursos, que são oferecidos de forma gratuita.

Ainda na área do trabalho, funcionários do Sine – Sistema Nacional de Emprego – confeccionaram carteiras de trabalho e ofertaram vagas de emprego e estágio.

HABITAÇÃO

Funcionários da Secretaria Municipal de Habitação, prestaram informações atualizadas e resolveram dúvidas dos munícipes sobre o Projeto de Reurbanização do Frei Damião. Gilmar Lourenço (Bambu), diretor geral de Habitação, revelou que a Caixa Econômica Federal aprovou a liberação de R$170 milhões, para “a reestruturação, reorganização fundiária e viária da comunidade do Frei Damião. Para aplicação, exclusivamente, na comunidade”, disse.

Muitos munícipes, interessados no Programa Bolsa Família – Bolsa Família/CadÚnico – obtiveram informações e realizaram o cadastramento.

SAÚDE

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde também participaram do evento. Mediram a pressão de dezenas de moradores e prestaram informações sobre as DST/AIDS e sobre o câncer de mama. 

Em uma ação paralela, no Posto de Saúde da comunidade, foram realizados encaminhamentos de Pré Natal, preventivos e a vacinação de HPV, esta última direcionada especificamente para meninas de 11 a 13 anos.

SEM VIOLÊNCIA

Uma das melhores atrações do projeto Mulher Cidadã, quer mobilizou autoridades municipais e estaduais, foi a presença do “Ônibus Viver Sem Violência”, da Coordenadoria Estadual da Mulher.

Enquanto os adultos tratavam de assuntos do cotidiano, com suas preocupações típicas de uma comunidade carente, as crianças se divertiam com brinquedos infantis, se deliciavam com lanches, salgadinhos e refrigerantes.

Também participaram do evento: a deputada Dirce Heiderscheidt, os secretários Reni Schweitzer (Serviços Públicos), Laudelino Soares (Pesca e Agricultura), Shirley Nobre Scharf (Educação), Delegada da Mulher, Marcela Goto, e representantes da Faculdade Municipal de Palhoça.

 

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Palhoça

Comentários