Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Teste de DNA revela mais de 240 doenças e condições genéticas

Publicado em 16/08/2013 Editoria: Saúde Comente!


 

Há algum tempo, a atriz norte-americana Angelina Jolie causou frisson na mídia internacional ao informar que havia feito uma mastectomia (retirada dos seios), após descobrir em um teste de DNA que possuía aproximadamente 88% de probabilidade de desenvolver câncer de mama. O teste realizado pela atriz foi um específico para este tipo de doença e serviu de inspiração para milhões de mulheres no mundo todo para também começarem a pensar sobre um teste de DNA preventivo, ou seja, um teste que lhe informe as condições e doenças genéticas que você pode ou não desenvolver a fim de se precaver. 

O kit de coleta de saliva – que proporciona um extenso relatório sobre o seu DNA –, é vendido nos Estados Unidos. No entanto, a empresa não envia o kit ao Brasil.
Com o teste é possível descobrir para quais doenças temos maior propensão, nossa ancestralidade, nossa reação a determinados tipos de drogas, se somos vulneráveis ou não a certas substâncias (como a cafeína), nosso tipo de musculatura, entre outras dezenas de informações específicas ao nosso organismo. Além disso, é possível relacionar o teste de um casal e descobrir algumas informações de como um provável filho poderá ser, tanto no aspecto físico quanto no fisiológico. 
Baseando-se nas informações do teste, as pessoas poderão se precaver melhor contra prováveis doenças que possam desenvolver no futuro, por exemplo, elaborando uma dieta especial para prevenir certo tipo de doença. 
O teste nos propicia uma visão geral do nosso DNA. Com essas informações sobre nosso organismo, poderemos pedir exames mais aprofundados aos nossos médicos e, com isso, aumentarmos a qualidade de vida, graças a uma pequena ajuda da tecnologia. Conhecimento é poder. Neste caso, o conhecimento sobre nosso próprio DNA é podermos viver mais e melhor. 
Muitos brasileiros já fizeram o teste, sendo que alguns até deixaram depoimento na internet, que podem ser lidos aqui e aqui.

Site da empresa Americana: http://23andme.com

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários