Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Testes inéditos de Ciência do Esporte na Canoagem Brasileira

Publicado em 26/02/2014 Editoria: Esporte Comente!


foto: Divulgação -JMendes

foto: Divulgação -JMendes

Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade é submetida à inéditas análises fisiológicas e bioquímicas em busca da excelência da performance.

Os importantes e históricos resultados conquistados pela Canoagem Brasileira nos últimos anos é reflexo direto da transformação por qual passa o esporte nos bastidores. 

Patrocinadores, técnicos de prestígio, viagens internacionais, detecção de talentos e profissionalização técnica e científica são alguns dos pilares desta estrutura que possibilita aos atletas a maximização do rendimento de cada um.

Nesse sentido o Departamento de Ciência do Esporte da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), comandado pelo Prof. Dr. Heros Ferreira, dá mais um passo em direção à sonhada medalha olímpica na canoagem. No começo de 2014 os 33 atletas que compõe as seleções sênior, sub23, júnior, masculino e feminino, no caiaque e na canoa, foram submetidos à uma série de análises fisiológicas e bioquímicas que fornecem dados importantes na busca da excelência da performance para cada atleta.

"Este trabalho complementa todas as demais análises que já realizamos anteriormente, como por exemplo a análise do genótipo de cada atleta que nos direcionou geneticamente para qual prova terá sucesso. Já as análises que fizemos agora são importantes para visualizarmos as características de cada um no momento, nos fornecendo importantes dados na busca pela excelência", explicou Ferreira que também é head coach da Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade.

Os testes foram realizados em parceria com a Ger-Ar MED e UNIFESP no Centro de Treinamento da Canoagem Velocidade no Yacht Club Paulista, em São Paulo, local de treinamento dos principais atletas da modalidade e patrocinado pelo BNDES.

Alguns dos testes indicaram a análise de gás metabólico, taxa metabólica basal, marcadores de dano muscular, quantidade de energia real despendida durante a simulação de prova em ergômetro, dentre outros testes.

Segundo Ferreira este tipo de procedimento é adotado pelas principais seleções do mundo na canoagem, principalmente pelas grandes potências do esporte, e foi realizado pela primeira vez na história da Canoagem Brasileira.    

 

 

› FONTE: Comunicação Canoagem

Comentários