Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de Florianópolis fará coleta exclusiva de resíduos da maricultura hoje (21)

Publicado em 21/02/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Martinho Ghizzo

Foto: Martinho Ghizzo

Maricultores e proprietários de restaurantes estão sendo convidados a participar da ação diferenciada.

A Secretaria da Pesca e Maricultura e a Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) realizaram hoje às 14 horas de uma coleta exclusiva de resíduos da maricultura nas regiões do Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.

Maricultores e proprietários de restaurantes que comercializam ostras, mariscos e vieiras já beneficiadas estão sendo convidados a fazer o descarte destes resíduos em frente de seus ranchos de produção e estabelecimentos.

De acordo com o Secretário Adjunto da Pesca e Maricultura, Tiago Bolan Frigo, a ação visa quantificar este tipo de resíduo e buscar alternativas de destinação viável e sustentável.

Frigo conta que, hoje em dia, boa parte do que resulta da mortalidade das ostras na fase de cultivo e do desconche do marisco in natura para a venda, bem como as cascas dos moluscos beneficiados pelos bares e restaurantes, são jogados no mar, e, em alguns casos, em terrenos baldios. “E isso causa problema ambiental”, atesta o Secretário. Já a Comcap faz o recolhimento de resíduos da maricultura como lixo comum.

Expectativa

A expectativa da Secretaria da Pesca e Maricultura é a de que aproximadamente 90 maricultores e 35 proprietários de restaurantes do Sul e do Norte da Ilha participem da coleta diferenciada que será feita na sexta-feira.

E que cerca de sete toneladas de resíduos da maricultura sejam recolhidos pelos caminhões da Comcap. Todo este volume será encaminhado pela Prefeitura de Florianópolis à empresa Blocaus Pré-Fabricados, localizada no município de Biguaçu, para a imediata produção de blocos de concreto.

A coleta exclusiva de resíduos da maricultura começará às 14 horas de sexta-feira pela Caieira da Barra do Sul, no Ribeirão da Ilha, seguindo depois para Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, nesta ordem.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários