Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Seleção Brasileira de Taekwondo está aí com muito sangue novo para 2014

Publicado em 19/02/2014 Editoria: Esporte Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Emocionante e surpreendente, foi assim o Grand Slam de Taekwondo, que nesse final de semana resultou na renovação de 75% dos titulares da Seleção Brasileira de Taekwondo.

Foram cerca de 130 lutas, disputadas por 150 atletas vindos de todas as regiões do Brasil, em busca de um sonho que só foi alcançado pelos 32 melhores da competição. Cada uma das 16 categorias de peso (8 masculinas e 8 femininas) classificou um atleta titular e outro reserva. 

O nível estava altíssimo e todos os participantes muito bem preparados, tanto que apenas quatro titulares do ano passado conseguiram manter suas vagas, sendo eles Guilherme Dias (-58Kg), Henrique Precioso (-74Kg), Iris Tang Sing (-46Kg) e Julia Vasconcelos (-62Kg). Houve também alguns reservas de 2013 que, este ano, conseguiram chegar a número 1: Venilton Torres (-53Kg), Lucas Ferreira (-87Kg) e a jovem carioca Ana Carolina Souza, que foi campeã na categoria -73kg, numa final disputada com Natália Falavigna, agora reserva.

Outro nome de peso que ficou este ano fora da Seleção Brasileira foi Diogo Silva (-68Kg), tendo conquistado o quarto lugar da competição. A titularidade da categoria -68Kg foi alcançada por Gustavo Almeida, sendo que o paranaense Breno Pinheiro ficou como reserva. 

Uma das lutas mais emocionantes foi a final da categoria -58Kg que, pelo terceiro ano consecutivo, foi disputada entre Guilherme Dias e Marcio Wenceslau. Mais uma vez, o jovem brasiliense, levou a melhor e acabou por se manter como titular da Seleção.

“Graças a Deus pude conquistar mais este título. Por ter conseguido um ano de 2013 muito bom, ficou a expectativa de me sair bem nesta Seletiva. A responsabilidade aumenta, mas eu me preparei e treinei muito para me manter na seleção. A CBTKD está de parabéns pela organização do torneio. Agora é fazer o planejamento de competições da temporada e buscar mais conquistas”, afirmou Guilherme Dias, que irá disputar os Jogos Sul-Americanos, em Santiago, no Chile, no mês de março. 

Para Fernando Madureira, técnico da Seleção Brasileira, este Grand Slam promoveu uma “renovação natural de atletas, que já era esperada.” “Houve algumas surpresas, mas já era de prever algumas mudanças, como estamos vendo aqui, sendo que o que acho mais legal é as trocas que houve entre campeão e vice. Vários atletas antes reservas passaram a titular e vice-versa. Isso mostra que estamos com um nível competitivo muito forte.

Eu vejo que temos material humano muito bom, precisamos saber trabalhar bem com isso. Na minha opinião, pensando nos Jogos Olímpicos de 2016, o ideal seria turbinarmos vários da mesma categoria para construir um equipe muito forte”, destacou o técnico. 

Na opinião de Érica Ferreira, que passados alguns anos fora da Seleção, voltou agora, com a conquista da vaga na categoria +73Kg, todos os atletas que participaram do Grand Slam tiveram uma preparação aprimorada, daí o nível das lutas ter sido tão elevado.

“Acho que todos os que lutaram aqui esperavam muito essa conquista e de ver o seu trabalho recompensado, mas a competição estava realmente muito difícil. Os atletas que não chegaram à Seleção também tinham alto nível técnico e total condição de estar aqui. Acredito que lutar no Brasil é tão difícil como lutar lá fora.”, declarou a atleta. 

Evento de alto nível

Um dos fatores mais citados pelo público e participantes do Grand Slam, em Vitória, foi a organização do evento. Todos referiram que a competição foi excepcional, o que também contribuiu para um melhor desempenho dos atletas. 

Segundo Fernando Madureira, “a estrutura do evento é uma coisa que pesa muito para o desempenho do atleta e a que tivemos em Vitória foi a ideal para o Grand Slam, desde a qualificação dos árbitros ao ambiente vivido pelos participantes, estava tudo 100%. Devemos parabenizar a CBTKD e os organizadores, porque estava um ambiente perfeito para uma seletiva desse naipe. Há muito tempo que não víamos eventos dessa qualidade”, disse o técnico. 

“Achei a competição muito organizada. Dou parabéns à CBTKD, pois as lutas começaram no horário nos dois dias, as quadras todas funcionaram muito bem e os árbitros conseguiram atuar muito bem”, referiu também Érica Ferreira, titular da categoria -73Kg. 

A arbitragem foi, inclusivamente, um dos pontos mais focados pelo presidente Carlos Fernandes no seu discurso de abertura do evento. O presidente da CBTKD foi ovacionado pelo público presente quando referiu e defendeu a importância de uma arbitragem justa, formada e experiente, sendo que essa é uma das suas exigências para qualquer evento da confederação. De acordo com Carlos Fernandes, esse é “um requisito essencial para o desenvolvimento do esporte”. “Não iremos permitir que a nossa arbitragem seja parcial e beneficie algum atleta nas nossas competições. Árbitros, atuem sempre usando a razão e nunca a emoção”, apelou Carlos Fernandes. 

A mensagem de Carlos Fernandes repercutiu nos atletas presentes, que inclusivamente se manifestaram na rede social sobre esta mensagem de esperança. A atleta Maria Eduarda Bazanelli, que disputou a categoria -57Kg, mas acabou por não chegar na final, declarou numa rede social que, apesar da derrota, “a única coisa que me conforta são as palavras do presidente da CBTKD. Através delas surgiu um incentivo para não desistir”, publicou. 

Segundo o novo titular da categoria -68Kg, Gustavo Almeida, “o que o presidente falou a respeito dos árbitros teve todo o apoio de todos. Vemos que as coisas estão a melhorar, pois esta competição foi muito bem organizada e estruturada, e para mim foi uma das melhores seletivas que eu já participei. Estou sem palavras para a organização da CBTKD para esta competição e também muito feliz com a minha conquista, pois treinei muito para isso”, concluiu o atleta. 

Confira abaixo os resultados finais deste Grand Slam e a nova Seleção Brasileira para 2014: 

Masculino 

-54kg 
1º Venilton Torres (AP)
2º João Miguel Neto (PR)
 

-58kg 
1º Guilherme Dias (DF)
2º Marcio Wenceslau (SP)
 

-63kg
1º Charlles Maiolli (ES)
2º Felipe Kenji (PR)
 

-68kg
1º Gustavo Souza (SP)
2º Breno Pinheiro (PR)
 

-74kg
1º Henrique Precioso (SP)
2º Nickollas Ribeiro (SP) 
 

-80kg
1º André Bilia (SP)
2º João Chaves (PR)
 

-87kg
1º Lucas Ferreira (ES)
2º Douglas Marcelino (RJ) 
 

+87kg
1º Maicon de Andrade (SP)
2º Guilherme Felix (ES)

Feminino

-46kg
1º Iris Tang Sing (AP)
2º Valeria Rodrigues (GO)
 

-49kg
1º Jamila Tanna (SP)
2º Leidiane Santos (SP)
 

-53kg
1º Gabriela Toledo (PR)
2º Diana Freitas (SP)
 

-57kg
1º Josiane Lima (PA)
2º Talita Fernandes (SP)
 

-62kg
1º Julia Vasconcelos (SP)
2º Fernanda Souza(SP)
 

-67kg
1º Raphaella Galacho (AP)
2º Debora Nunes (SP)
 

-73kg
1º Ana Carolina Souza (RJ)
2º Natalia Falavigna (PR)
 

+73kg
1º Erica Ferreira (MG)
2º Hellorayne Paiva (SP)

 

 

› FONTE: Imprensa CBTKD

Comentários