Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Queda no nível dos rios ressalta a importância da pavimentação ecológica

Publicado em 18/02/2014 Editoria: Meio Ambiente Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Por serem permeáveis, a pavimentação com paralelepípedos e pisos intertravados ajuda a manter o bom nível do lençol freático.

Com o calor excessivo dessa época do ano, o aumento no consumo de água é inevitável e isso leva a uma procura maior por postos artesianos.

Acontece que a falta de chuvas, associada a pavimentação asfáltica, que é impermeável, acabam por reduzir drasticamente o nível de água nos lençóis freáticos, que são formadas pela água subterrânea que preenche todos os espaços porosos e permeáveis das rochas e dos solos.

É o que está acontecendo na cidade de Americana, interior do estado de São Paulo, onde o lençol freático profundo, que atende o poço Jardim Colina, rebaixou tanto a ponto de impossibilitar a captação da água.

Nesse sentido, a pavimentação ecológica, que pode ser feita com paralelepípedos ou piso intertravado, seria uma alternativa para minimizar esse problema.

“Esses pavimentos permitem o desenvolvimento de gramíneas entre suas juntas, que se proliferam e desempenham a função de absorver águas e nutrientes, permitindo a infiltração da água da chuva, o que propicia a recarga do lençol freático e a diminuição da vazão escoada para os mananciais, reduzindo o risco e enchentes. Além disso, elas retém parte dos elementos sólidos trazidos pela água, o que contribui diretamente para a qualidade da água”, explica o engenheiro Claudio Castro.

E pelo fato de serem permeáveis, a pavimentação com paralelepípedos e pisos intertravados absorvem menos calor que o asfalto, o que contribui para o conforto térmico. 

“O asfalto tem o poder de absorver calor e liberá-lo para o meio ambiente, mesmo após o sol se pôr. Já o paralelepípedo e piso intertravado acabam absorvendo menos calor pela característica da própria rocha (no caso do paralelepípedo) e pela espessura do calçamento, tornando a temperatura mais amena e o clima mais agradável”, finaliza Castro. 

 

 

 

› FONTE: DeCastro Assessoria

Comentários