Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

SENAI de Palhoça formará profissionais da aviação

Publicado em 11/02/2014 Editoria: Palhoça Comente!


Unidade de Palhoça teve investimentos da ordem de R$ 6 milhões (Foto: Marcos Campos)

Unidade de Palhoça teve investimentos da ordem de R$ 6 milhões (Foto: Marcos Campos)

Unidade inaugurada nesta terça-feira (4) oferecerá 22 formações na área, algumas gratuitas por meio do Pronatec.

Profissionais interessados em alçar voos mais altos encontrarão a partir desta terça-feira (4) diversas oportunidades de formação no setor aeronáutico. A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) inaugurou em Palhoça uma unidade voltada à área com 22 cursos como, por exemplo, piloto privado de avião e de helicóptero. Algumas formações serão oferecidas gratuitamente, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

"Estamos convencidos de que podemos crescer mais do que temos crescido. Para isso é preciso que a agenda do País priorize a competitividade que passa pela eficiência do setor público e pelo investimento em pesquisa e desenvolvimento do setor privado", destacou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

"A indústria precisa estar no centro dessa estratégia, pois seu desempenho afeta as demais atividades econômicas, a produtividade e a inovação do País", completou ao citar que Santa Catarina lidera a criação de postos de trabalho no Brasil em 2013, com a admissão de pouco mais de 20 mil trabalhadores.

A estrutura inaugurada ocupará 2,4 mil metros quadrados com laboratórios didáticos e um hangar de 659 metros quadrados. Além de todos os equipamentos já disponíveis na unidade, a empresa americana Superior Air Parts, com quem o SENAI firmou parceria para intercâmbio, vai conceder dois motores de avião, um de quatro cilindros e outro de seis, para as aulas práticas.

"Acreditamos que o crescimento e sucesso da Superior deve ser retribuído. Dessa forma, criamos oportunidades no mundo todo. Ao visitar esta escola vi o que estavam fazendo pela juventude e pela aviação e acredito que será fundamental para o futuro porque ainda somos jovens", comentou Timoty Archer, CEO da empresa, que participou da solenidade.

A demanda por profissionais da aviação é crescente no País, especialmente por conta do aumento do uso da capacidade aeroportuária.

"O SENAI, de maneira inédita, se lança na formação de profissionais da área e será a base de qualificação para indústrias do setor, como a TAM e a Gol, que já buscam alunos formados pela entidade", fala o presidente do Comitê de Desenvolvimento da Indústria Aeronáutica, Cesar Olsen. "A aviação envolve a maior tecnologia em metalurgia e desenvolvimento eletrônico. Santa Catarina vai disponibilizar profissionais e atrair empresas da área", complementa.

O currículo dos cursos foi desenvolvido pelo SENAI de Santa Catarina atendendo às legislações do Ministério da Educação (MEC) e regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os cursos são desenvolvidos em laboratórios de ponta e buscam inserir o aluno na resolução de problemas reais encontrados na indústria. A entidade elaborou ainda, em conjunto com empresas, instituições, entidades de classe e a Anac, o perfil profissional do curso Técnico em Manutenção de Aeronaves, válido para todo o País.

Atualmente, três cursos técnicos (com 2 anos de duração), já são realizados na unidade: manutenção de aeronaves em aviônicos, em célula e em grupo motopropulsor.

Com a nova estrutura, serão oferecidas formações de curta duração (entre 20 e 270 horas), como piloto privado avião, piloto privado helicóptero, piloto comercial avião, piloto comercial helicóptero, piloto de linha aérea - helicóptero, piloto de linha aérea - avião, simulador multimotor Ifr avião, simulador multimotor Ifr helicóptero, tráfego aéreo internacional, inglês técnico para mecânicos, inglês técnico para pilotos, comissário, despachante operacional de voo.

 

 

 

› FONTE: FIESC

Comentários