Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de Palhoça adia início das aulas para dia 17/02

Publicado em 08/02/2014 Editoria: Palhoça Comente!


O prefeito de Palhoça, Camilo Martins, determinou o adiamento do início das aulas da Rede Municipal de Ensino, por uma semana, e também autorizou a secretária de Educação, Shirley Nobre Scharf, a realizar um levantamento de custos, para climatizar as 50 escolas e Centros de Educação Infantil (CEI).

“Se houver recursos disponíveis, vamos instalar aparelhos de ar condicionado em todos os estabelecimentos de ensino do município. As crianças não conseguem se concentrar nas salas, com esse calor, e as professoras não conseguem ensinar”, afirmou o prefeito.

Essa decisão foi adotada, durante reunião com a secretária de Educação, na tarde de hoje (7). Em Palhoça, o calendário escolar indicava o início das aulas para segunda-feira (10). Com a alteração, as portas das escolas e CEIs serão abertas às crianças, no dia 17.

Camilo Martins e Shirley Scharf se orientaram por um relatório da Epagri/Ciram, que informa que, “nos próximos dias, o calor continua intenso, somando-se ao calor, a escassez de chuva”. O relatório indica que “até o início da segunda quinzena de fevereiro, persiste o bloqueio atmosférico que desvia as frentes frias, na altura do Rio Grande do Sul para o oceano”.

Até o próximo dia 17, “na maior parte das tardes, as temperaturas máximas estarão próximas ou acima de 30º.C, com sensação térmica de 40º.C e 50º.C”. Chuva, se ocorrer, entre a tarde e a noite, será “de forma muito isolada, com volume pouco significativo, rápida e passageira, típica de verão”.

O documento da Epgri/Ciram foi encaminhado à Secretaria Municipal de Educação e confirma a permanência de uma massa de ar quente, pelos próximos dias, sobre Palhoça e região.

Diante desse quadro nada animador, em relação ao calor, Camilo Martins e a secretária Shirley se reuniram e deliberaram pelo adiamento do início das aulas. Shirley disse que, futuramente, vai ocorrer uma reunião, com diretoras de escolas e CEIs, para decidir de que forma será feita a reposição da semana perdida, através de um novo calendário.  

MAIS 500 MATRÍCULAS

A Rede Municipal de Ensino de Palhoça é composta de CEIs, da chamada educação infantil, e escolas que oferecem estudos até a nona série, dos quadros da educação fundamental. O município vai manter as dez mil vagas regulares, com o acréscimo de 500 novas matrículas, em 2014.

Em relação aos dados de 2013, haverá uma ampliação no número de vagas, algo em torno de 500 novas matrículas, distribuídas na rede pública e estabelecimentos conveniados, como centros comunitários, associações e outras entidades. Essas novas vagas serão abertas nos quadros da educação infantil.

Nos últimos meses de 2013, a Secretaria de Educação conseguiu ampliar em 220 novas vagas, nos Centros de Educação Infantil. As outras 280 vagas foram geradas através de convênios.

REFORMA E AMPLIAÇÃO

Nos últimos seis meses de 2013, a Secretaria de Educação acelerou o processo de recuperação, conservação e ampliação da rede física, com destaque para os prédios dos CEIs.

A secretária Shirley informa que as próximas licitações definirão obras de ampliação, no CEI Ulysses Guimarães, no bairro Frei Damião, e nas escolas Professora Evandra Sueli Jutel Machado, no loteamento Jacob Weingartner, e Professora Laurita Wagner da Silveira, no bairro Aririrú Formiga. Segundo Shirley Scharf, “nossa meta é continuar dando atenção especial à manutenção, conservação e ampliação de CEIs e escolas, inclusive em atendimento aos termos de ajustamentos de conduta, propostos pelo Ministério Público”.

 

 

› FONTE: Prefeitura de Palhoça

Comentários