Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis sedia debate nacional sobre crescimento nas locações imobiliárias

Publicado em 05/02/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


Desta quarta até sexta-feira (5 a 7), algumas das maiores imobiliárias do Brasil, integrantes da Rede Avançada de Locação (RAL), debaterão em Florianópolis os rumos do mercado de locações no País.

Na pauta, o aumento expressivo da oferta de imóveis para locação em todo o País e uma de suas principais causas, a Lei do Inquilinato, em vigor há três anos.

Nesse período, só na Grande Florianópolis a oferta de imóveis para locação cresceu 50%. São hoje 5 mil imóveis disponíveis e outros 20 mil já locados, nas contas do anfitrião do encontro, o empresário Leandro Ibagy. E essa oferta deve crescer no mínimo 20% nos próximos dois anos.

O debate ocorre em meio a discussões sobre os limites nos reajustes do IPTU, a exemplo de Florianópolis e São Paulo, onde houve questionamentos na Justiça. O encontro da RAL será no Hotel Majestic Palace, com a participarão de 15 imobiliárias de diferentes capitais. Florianópolis é representada pela Ibagy Imóveis.

“Vários fatores influenciam o cenário atual. A grande quantidade de imóveis em construção destinados à locação foi a principal responsável.

Além disso, o desejo de investir foi reforçado pela nova Lei do Inquilinato, que deu mais segurança jurídica ao locador, especialmente em casos de inadimplência. Antes, você pensava duas vezes em investir. No encontro debateremos as projeções de crescimento e as consequências disso”, explica Ibagy.

“Conheceremos ainda as experiências de outras cidades em relação aos reajustes de IPTU. Não sei de outra capital que tenha sofrido um aumento tão significativo como Florianópolis. O impacto desse reajuste no setor é fator de preocupação, pois quando alguém pensa em alugar um imóvel, leva em consideração também o IPTU.

Hoje essa é a grande pedra no sapato do setor em Florianópolis, pois vai pressionar os preços para baixo, prejudicando quem investiu em imóveis como fonte extra de renda”, completa.


 

 

› FONTE: All Press Comunicação Estratégica

Comentários