Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura inaugura moderna iluminação na Praia da Pinheira

Publicado em 04/02/2014 Editoria: Palhoça Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A Prefeitura de Palhoça, através da Secretaria da Região Sul, inaugurou, na noite de sábado, primeiro de fevereiro, a primeira etapa da iluminação da orla marítima. A nova iluminação – com postes de 16 metros de altura, dois refletores de mil watts de potência e mais uma lâmpada de 400 watts em cada um – “segue os padrões internacionais, em harmonia com a legislação do meio ambiente”, disse o prefeito Camilo Martins.

Durante a inauguração, Camilo Martins fez duas declarações, que receberam aplausos do público. Anunciou que a administração municipal pretende iluminar toda a orla, da Pinheira até a Ponta do Papagaio, numa extensão de mais de sete quilômetros, com um poste a cada 48 metros, obra que deverá ser concluída até o final de 2015.

Outra proposta do prefeito foi bem recebida pelos munícipes do sul do município. Camilo Martins disse que todos os recursos, provenientes do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano - arrecadado no Sul, será investido em obras sociais na região. “Trata-se de uma mudança de atitude. Precisamos investir no sul, com maior intensidade e de forma acelerada. Será uma forma de minimizar o desgaste provocado pela falta de investimentos, durante anos”, afirmou o prefeito.

Inicialmente, foram instalados oito postes, cada um com dezesseis metros de altura, equipados com dois refletores de mil watts de potência e mais uma lâmpada de 400 watts.

Quando o sistema foi ligado – num ato simbólico, que contou com a presença de uma moradora da Pinheira, convidada pelo prefeito Camilo, para representar os demais moradores – houve uma imediata transformação no ambiente.

A iluminação intensa, à base de lâmpadas brancas, deu uma nova aparência à orla da Praia da Pinheira. Até os barcos dos pescadores, que antes não passavam de vultos mal delineados, foram iluminados, emprestando detalhes pitorescos à praia.

Para que se possa entender o nível de eficiência da nova iluminação, devemos dar atenção especial às palavras de um pescador: “Dá de achar um alfinete na areia”.

Tecnicamente, o moderno sistema assegura iluminação eficiente com longo alcance, pois segue os padrões internacionais em harmonia com a legislação do meio ambiente.  “A iluminação vai dar mais segurança e conforto a todos que buscam paz e tranquilidade na Pinheira”, afirmou o prefeito.  

O secretário da Região Sul de Palhoça, José Henrique Francisco dos Santos (Zé Henrique), lembrou que a iluminação da praia da Pinheira era uma reivindicação antiga. Disse, também, que “a Região Sul tem prioridade no plano de governo da atual administração”.

Também estiveram presentes, ao ato de inauguração da nova iluminação, o presidente da Câmara, Nirdo Artur Luz (Pitanta), os secretários Fábio Martins (Habitação), José Virgílio da Silva Júnior “Secco” (Esportes, Turismo e Lazer), Rosiney Horácio (Saúde), Laudelino Soares (Agricultura), João Batista dos Santos, superintendente da FCAM, vereadores e outros membros da administração municipal.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Palhoça

Comentários