Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

FCAM está adequando o Parque Ecológico Municipal para a inauguração

Publicado em 03/02/2014 Editoria: Palhoça Comente!


A Fundação Cambirela do Meio Ambiente – FCAM – está realizando obras físicas e ajustes administrativos, para abrir o Parque Ecológico Municipal de Palhoça à população. A entrega do espaço público, à comunidade, vai acontecer após a conclusão de um processo de reforma e restauração e implantação de um esquema de segurança.

No momento, funcionários da FCAM e da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura, trabalhando em regime de parceria, estão realizando a limpeza da área do parque, com poda de árvores que secaram e que não têm chance de se recuperar. Na manhã de quarta-feira (29) foi realizado um trabalho de terraplanagem e alargamento do acesso ao parque, que já recebeu iluminação pública.

Mas, a melhor medida – informa o superintendente da FCAM, João Batista dos Santos – está sendo adotada de forma administrativa, que é a contratação de uma empresa de vigilância, para monitorar o Parque Municipal, 24 horas por dia, de segunda a domingo.

O posicionamento de vigilantes armados deverá impedir a ação de vândalos, que vem promovendo a depredação do patrimônio público, tendo como alvo principal o prédio da Escola Ambiental. O sistema de segurança prevê, além da contração de vigilantes, a instalação de quatro câmeras de videomonitoramento.

Após a contratação da empresa de vigilância, cujo processo está em andamento, e concluídas as etapas de conservação, restauração e limpeza, a FCAM passará a cuidar dos detalhes para a inauguração do Parque Ecológico Municipal.

ESCOLA AMBIENTAL

O superintendente da FCAM lembra que a Escola Ambiental de Palhoça está amparada em legislação municipal. A mesma lei garantiu os fundamentos de um convênio, entre a FCAM e a Secretaria Municipal de Educação, que vai assegurar o funcionamento da escola. Instalada dentro do parque, vai abrir espaço, para estudantes da rede municipal de ensino, que receberão ensinamentos sobre o meio ambiente.

No espaço destinado ao esporte e lazer, a Secretaria Municipal de Esportes vai instalar duas quadras, destinadas aos estudantes e aos demais freqüentadores do parque.

É claro que a arborização também tem prioridade. Após a conclusão de obras de reforma, restauração e limpeza, serão plantadas cinco mil mudas de árvores ornamentais e frutíferas.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Palhoça

Comentários