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Passagem de ônibus vai baixar em Florianópolis; estudantes carentes terão passe livre

Publicado em 03/02/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

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Com nova licitação tarifa social é estendida para toda a cidade e prefeitura deixa de pagar R$ 20 mi em subsídios.

Um modelo de transporte coletivo mais moderno e eficiente está cada vez mais perto da realidade em Florianópolis. Nesta segunda-feria, a partir das 9h, haverá abertura dos envelopes da licitação do transporte e qualquer que seja a empresa ou consórcio vencedor haverá redução da tarifa. Assim que o contrato foi assinado, a edução mínima será de R$ 0,10, mas dependendo da concorrência pode ser ainda maior.

Além de uma tarifa mais barata, haverá ainda a ampliação da tarifa social (R$ 1,70) para todas as regiões da cidade. Atualmente, apenas moradores do  Maciço do Morro da Cruz têm acesso ao benefício, que será operado por meio de um cartão social e vai alcançar cerca de 50 mil trabalhadores com renda familiar de até três salários mínimos.

Haverá também a instituição do passe livre para estudantes oriundos de famílias carentes, cadastradas no sistema de assistência social da Prefeitura, o que representa hoje um universo de seis mil jovens.

Com o novo contrato, a administração municipal deixa de conceder cerca de R$ 20 milhões/ano em subsídio às empresas e também ganha mais força para fiscalizar o cumprimento do contrato.

No novo sistema, todos os ônibus contarão com acesso para pessoas com deficiência. Outra inovação é a implantação da integração em qualquer ponto de ônibus, sem a necessidade de o passageiro ter que obrigatoriamente ir até os terminais.

Qualidade do sistema

Outra novidade é o Sistema de Apoio a Operação (SAO), que vai controlar e gerenciar a operação do sistema 24 horas. Com o SAO será possível obter informações em tempo real, possibilitando tomadas de decisões mais rápidas em relação ao gerenciamento do sistema.

O controle de passageiros também será eficiente, diminuindo conflitos como atrasos e superlotação dos coletivos. A empresa ou consórcio vencedor não será remunerada por quilômetro percorrido, como ocorre atualmente, mas sim pelo resultado apresentado em indicadores de qualidade, como eficiência, pontualidade e atendimento ao usuário. Além disso, os cerca de 20 milhões anuais de subsídio serão utilizados em obras de infraestrutura para melhoria do sistema.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

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