Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Festa de Nossa de Senhora dos Navegantes resgata tradição e movimenta Canto da Praia em Itapema

Publicado em 03/02/2014 Editoria: Itapema Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A cultura e a tradição dos pescadores ganharam destaque em Itapema. No final de semana, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes movimentou o bairro Canto da Praia, principal ponto de concentração dos pescadores na cidade. O evento integrou a comunidade local e os turistas em um momento de fé e gratidão a Santa protetora. A festa foi uma realização da Paróquia Santo Antônio, com apoio da Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes esteve presente nas casas dos moradores desde o dia 11 de Janeiro e a partir dessa data, a imagem visitou mais de 20 endereços levando alegria, a paz e o amor. Os encontros chamados de “Novenas” foram repletos de devoção e fé em volta de Nossa Senhora dos Navegantes, a protetora dos pescadores.

Na sexta-feira, 31 de Janeiro, iniciaram os festejos de Nossa Senhora dos Navegantes nas proximidades da Rua 109 D. Uma novena feita em uma das residências a beira mar abençoou o evento que iria começar. De lá os fiéis e moradores, cantando com louvor, carregaram a imagem da Santa até o palco, onde foi feita a principal oração da noite que deu início à festa.

Dinho, morador muito conhecido no bairro, explicou a importância da comemoração. “A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é muito importante para nós, e também para os outros bairros, porque marca o início da existência de nossa cidade. A festa resgata a cultura dos pescadores, sua tradição e sua vida. A Nossa Senhora é nossa grande mãe”, afirma ele que recebeu a Santa na noite do primeiro dia de festividade.

 

Em seguida uma apresentação com dança encantou e orgulhou o público presente. Um cantinho de areia do principal local dos pescadores tornou-se um grande palco para o grupo Tropeiros do Litoral, que trouxe a cultura dos pescadores em forma de dança. Os 22 integrantes utilizavam roupas típicas e utensílios que fazem parte do cotidiano dos homens do mar. Foram três danças que apresentaram as aventuras do mar, para todos que assistiam.

 

O nativo e pescador João Hercílio Bittencurt, de 69 anos, buscou na memória o ano de 1950, em que aconteceu a primeira Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. “Dia 2 de Fevereiro de 1950, me lembro como se fosse ontem. Foi um grande dia. As orações foram feitas em outra paróquia, atrás das casinhas que existiam somente para guardar nossos barcos. Naquele tempo, onde estamos pisando agora e festejando, tinha água, água do mar”, contou. Seu irmão Lorival Bittencurt, de 59 anos, fala das mudanças. “Desde pequeno faço parte desta festa. Antes só estavam presentes nós pescadores, devido a pequena população da cidade. Mas agora cresceu muito e com o apoio da Prefeitura de Itapema, é uma emoção ver tanta gente aqui prestigiando e festejando a nossa grande protetora”, comemorou.

O Prefeito Rodrigo Bolinha participou das festividades ao longo dos três dias e também da Missa Especial de Domingo, no Rancho dos Pescadores. “Nossa cidade evoluiu muito em diversos sentidos. Sabemos que o número populacional cresceu muito, mas este Canto da Praia sempre permaneceu presente, destacando-se por sua forte cultura, motivado de tanto prestígio. Me sinto muito satisfeito em participar de uma festa como essa. Sou de família de pescadores e tenho orgulho dessa origem. É muito importante resgatarmos nossa cultura e mantermos a tradição dessa comunidade açoriana ”, afirmou Bolinha.

Procissão Marítima

O grande momento dos três dias de festa foi a Procissão Marítima. Após a missa de Domingo, no Rancho dos Pescadores, a Imagem de Nossa Senhora do Navegantes foi levada para uma embarcação cuidadosamente enfeitada. Barcos de pesca artesanal, lanchas, barcos de passeio, Jet skis e praticantes de Stand up Paddle, acompanharam a embarcação com a imagem.  

Fogos anunciaram a passagem da Santa.  O cortejo, que teve apoio da Marinha do Brasil  pode ser avistado por todos que estavam na Orla do Canto da Praia e do Centro, destacando ainda mais a festa.

A noite, a imagem foi conduzida novamente para a Igreja Matriz pelo fieis e ao som da Banda Municipal. A festa de Navegantes 2014 foi uma realização da Paróquia Santo Antônio com apoio da Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

 

 

› FONTE: Prefeitura de Itapema

Comentários