Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Ação preventiva de saúde beneficiará animais domésticos da Costa da Lagoa

Publicado em 31/01/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Atendimento médico-veterinário massificado será realizado nesta sexta-feira.

A Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBEA) e o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde vão realizar nesta sexta-feira (31) ação preventiva de saúde com os animais de estimação dos moradores da Costa da Lagoa.

O trabalho, que vai contar com apoio de voluntários do Instituto Ambiental ECOSUL, será feito no ponto 13 da Costa, das 8 às 15 horas.

Segundo o Diretor da DIBEA, João Eduardo Cavallazzi, trata-se de “ação massificada para fazer o serviço de uma vez só”, tendo em visto o fato de a Costa da Lagoa ser uma comunidade pesqueira semi-isolada da Ilha de Santa Catarina e de seu acesso se dar apenas a pé por trilha ou de barco.

Depois disso, cães e gatos com donos que os agentes comunitários do posto de saúde local constatarem necessitar de atendimento médico-veterinário serão encaminhados isoladamente à DIBEA.

Também de acordo com Cavallazzi, mais de 80% dos animais da região já foram castrados, de modo que, na oportunidade, será feito cadastro dos cães e gatos que ainda faltam ser esterilizados a fim de zerar a demanda.

Além da inspeção médico-veterinária em geral, ainda serão feitas aplicações de medicamentos contra pulgas e carrapatos; dados vermífugos, em casos de necessidade, e coletadas amostras de sangue para verificação de Leishmaniose - doença infecciosa não contagiosa causada por parasitas que vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa. 

Microchipagem

Ainda durante a ação preventiva de saúde de animais domésticos na Costa da Lagoa aproximadamente 40 animais serão submetidos à técnica da feita a microchipagem.

 Trata-se de um procedimento bastante simples que leva aproximadamente 15 segundos: um microchip (do tamanho de um grão de arroz cru) é aplicado sob a pele através de uma injeção no dorso do cão ou gato.

O microchip contém o prontuário médico-veterinário do animal, bem como os dados de identificação e localização de seu proprietário, de modo que sua colocação corresponde a uma ação de posse responsável. Afinal, facilita a devolução dos cães e gatos, em caso de perda ou fuga, e ainda evidencia quem são seus donos, diante de situações de abandono, o que é proibido pela lei municipal nº 94/2001.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários