Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Raiz da Terra mantém cultura açoriana em Itapema

Publicado em 29/01/2014 Editoria: Itapema Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Grupo se apresentou no Projeto Esporte & Verão, no último domingo (26/01).

Sentados, os integrantes afinavam os instrumentos, verificando se as fantasias estavam organizadas. Nada de incomum para o grupo que já encenou milhares de vezes a peça típica da cultura açoriana. Enquanto isso, o público aproveitava mais uma tarde de domingo, com muito calor e ondas quebrando levemente. 

A movimentação chamou a atenção de todos. Era o início da brincadeira com o Boi de Mamão, espetáculo apresentado pelo Grupo Raiz da Terra. A atividade aconteceu no Projeto Esporte & Verão do SESC,na Orla da Praia Central. A ação tem apoio da Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer reúne atividades esportivas, culturais e muita diversão. 

A reunião dos personagens típicos fez com que as crianças carregaram seus pais para mais perto. A fantasia de uma mulher de quase dois metros de altura era a alegria da garotada. Logo atrás veio outro personagem, o boi. Por fim entrou o cavaleiro, guiado por um menino. 

Ao ritmo do verseiro, a história foi contada e a brincadeira tomou conta da praia, cativando as pessoas. “Para nós foi muito gratificante trazer a cultura açoriana também para a Orla da Praia.

O público, tanto as crianças como os adultos, ficaram impressionado com os personagens. Durante toda a apresentação, eles deixaram as cadeiras, guarda-sóis e interagiram com a brincadeira de forma surpreendente”, afirmou a integrante do Grupo, Vanessa Correia.

Segundo a Técnica de Assistência do SESC, Débora de Fátima Nunes, o projeto tem como objetivo principal levar diversão e cultura aos banhistas. “A apresentação do Grupo Raiz da Terra com o Boi de Mamão entrou na programação, pois já se sabíamos da curiosidade que causava no público, mas principalmente para mostrar um pouco mais da cultura local aos turistas”, afirmou Débora.

A próxima apresentação do Grupo Raiz da Terra será na Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. A festividade acontece entre os dia 31 de janeiro e 2 de fevereiro, no Canto da Praia.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Itapema

Comentários