Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura lança concurso nacional para reconstrução do Miramar

Publicado em 29/01/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


Miramar em 1974, sendo 'engolido' pelo Aterro da Baía Sul - foto acervo IPUF

Miramar em 1974, sendo 'engolido' pelo Aterro da Baía Sul - foto acervo IPUF

Objetivo é resgatar aquele que foi o principal ponto de encontro da Ilha.

O prefeito Cesar Souza Júnior anunciou nesta terça-feira o lançamento de concurso nacional de arquitetura para reconstrução do antigo Trapiche Municipal Miramar, que fez história como um dos principais pontos de encontro da Ilha de Santa Catarina até a década de 1970, quando foi demolido para construção do Aterro da Baía Sul.

De acordo com o prefeito, o edital do concurso será lançado no dia 23 de março, aniversário da cidade, e faz parte do projeto de revitalização do Centro Histórico iniciado ano passado pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU).

Nesta terça-feira, em reunião com o secretário Dalmo Vieira Filho e com Roberto Laus, um dos idealizadores do projeto em conjunto com os artistas plásticos Cipriano e Átila Ramos, ficou definido que a reconstrução do Miramar deve contar com prospecção arqueológica da localização das ruínas soterradas, a fim de fazer a reprodução mais fiel possível.

Pelo pré-projeto apresentado ao prefeito, assinado por Átila Ramos, o novo Miramar ficará cercado por lâmina d’água e será erguido no exato local onde estava originalmente (imagem em anexo).

O secretário Dalmo Vieira Filho destaca que o projeto de reconstrução do Miramar prevê a instalação de um memorial, contanto a história do antigo Trapiche, bar e restaurante que movimentou a cidade durante 50 anos.

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários