Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Assinado contrato para elaboração do projeto executivo da cobertura e melhoria do Mercado Público da Capital

Publicado em 27/01/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação - Petra Mafalda

foto: Divulgação - Petra Mafalda

Arquiteto Gustavo Utrabo venceu concurso do IPUF para escolha da proposta

 A Prefeitura de Florianópolis, através da secretaria da Administração e do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), e o arquiteto Gustavo Utrabo assinaram na tarde desta sexta-feira (24) o contrato para elaboração do projeto executivo da cobertura e melhoria do vão central do Mercado Público da Capital.

A proposta apresentada por Utrabo e sua equipe venceu em novembro do ano passado concurso realizado pelo IPUF. O arquiteto terá 120 dias de prazo, a contar desta sexta-feira, para apresentar o detalhamento do que deverá ser feito no prédio histórico de 1899. A etapa seguinte é a abertura de licitação para execução do projeto.

A proposta de Utrabo é a de que as alas Norte e Sul do Mercado Público sejam unificadas por uma cobertura retrátil e transparente, que consiste numa estrutura metálica coberta por material com características plásticas que desliza por trilhos.

Segundo o arquiteto, o modelo é utilizado já há algum tempo na Europa, e foi recentemente introduzido no Brasil, em coberturas de estádios.

 Apesar de chamar atenção pela pouca idade, 29 anos, Gustavo Utrabo, que formou-se pela Universidade Federal do Paraná, conta que seu escritório, a Aleph Zero, de Curitiba, já teve premiações em Nova Iorque e em Londres, e estava atrás de um destaque assim também no Brasil.

Para participar do concurso do IPUF, Utrabo buscou inspiração numa frase do pensador francês Paul Valéry citada na obra “Seis propostas para o próximo milênio”, do escritor italiano Ítalo Calvino, que diz que “é preciso ser leve como um pássaro e não como uma pena”.

Assim, o arquiteto debruçou-se sobre uma solução para o Mercado Público de Florianópolis que aliasse precisão e leveza no sentido de respeitar os limites do espaço da obra sem interferir no patrimônio histórico. Utrabo ainda relatou que seu maior desafio foi lidar com a noção do quanto a edificação representa para a cidade e a grande expectativa da sociedade.

 Prefeito

O prefeito Cesar Souza Júnior acredita que o projeto selecionado entre 225 inscrições provenientes de oito estados brasileiros irá ao encontro de um antigo sonho da população de Florianópolis.

Segundo ele, em toda a obra de recuperação e reforma do Mercado Público – a maior intervenção do gênero desde a inauguração do prédio - serão investidos R$ 10 milhões, entre recursos do governo federal e da Prefeitura.  

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários