Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

SENAI abre inscrições para cursos gratuitos do Pronatec

Publicado em 22/01/2014 Editoria: Educação Comente!


O SENAI, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), está com inscrições abertas para cursos técnicos e de qualificação gratuitos. As formações são oferecidas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

São 4,5 mil vagas disponíveis em todo o Estado para cursos técnicos em mecânica, eletromecânica, eletrônica, alimentos, edificações, automação, produção de moda, redes de computadores, segurança do trabalho, manutenção e suporte em informática.

Além destes, há 22 mil vagas em cursos de qualificação nas áreas metalmecânica, eletroeletrônica, construção, alimentos e bebidas, têxtil e vestuário, automotiva, madeira e mobiliário, tecnologia da informação, couro e calçados, entre outras.

"Todas as formações são voltadas às demandas da indústria e beneficiam especialmente estudantes do ensino médio e pessoas de baixa renda", explica o diretor regional do SENAI, Sergio Roberto Arruda.

Os cursos técnicos têm carga horária mínima de 800 horas e capacitam profissionais para atuar na área de formação. Já os cursos de qualificação têm característica de formação continuada, com carga horária mínima de 180 horas.

Segundo pesquisa da entidade, 87,9% dos egressos dos cursos técnicos estavam trabalhando em até um ano após sua formatura. "Em Santa Catarina, 40% desses egressos têm salário entre dois e três salários mínimos e 33,1% ganham acima de três salários", salienta Arruda.

O levantamento nacional do SENAI aponta que 94% das empresas brasileiras preferem contratar profissionais formados na instituição.

Podem se inscrever para os cursos técnicos estudantes do segundo e terceiro ano do ensino médio de escola pública ou particular, desde que bolsistas integrais. Para os cursos de qualificação, além dos estudantes, podem inscrever-se ainda trabalhadores da indústrias, beneficiários de programas sociais, como Bolsa-Família e Seguro-Desemprego, pessoas com deficiência, trabalhadores em processo de reabilitação profissional (INSS) e reservistas das Forças Armadas.

As inscrições são realizadas nas unidades do SENAI de todo o Estado e nas Gerências Regionais de Educação (Gered). Mais informações acessehttp://www.sc.senai.br/pronatec ou ligue 0800 48 1212.

› FONTE: FIESC

Comentários