Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Chocolate: consumo moderado pode trazer benefícios à saúde

Publicado em 21/01/2014 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O chocolate é uma das grandes paixões nacionais. Branco, ao leite, meio amargo, com ou sem recheio, são tantas as opções que fica até difícil escolher o preferido. O que muita gente não sabe é que o chocolate, se consumido moderadamente, pode trazer benefícios à saúde, diferente do que muitos falam por aí que chocolate engorda e desenvolve espinhas.

Segundo a nutricionista Danielle Santos Nascimento, do programa de Educação Nutricional Viva Melhor da Risa Restaurantes Empresariais, o chocolate é rico em minerais como o manganês, potássio e magnésio e vitaminas A, C e do complexo B.

“No ramo da estética vem sendo utilizada a polpa do cacau  que contém substâncias como retinol, ácido ascórbico (vitamina C) e vitaminas A, B1, B2 e B3.

O ácido provoca uma leve esfoliação, suavizando as linhas de expressão e eliminando as células mortas. A utilização da polpa em máscaras tem como principal objetivo restaurar a umidade e a oxigenação da pele”, explica a nutricionista da Risa.

Vale ressaltar que a ingestão de chocolates com baixo teor de cacau e alto teor de gorduras pode destruir qualquer tipo de pele.

As origens

Muitos não sabem, mas o chocolate vem das amêndoas da fruta do cacau, que após serem torradas produzem um forte sabor de chocolate.

O benefício de ingerir um chocolate está justamente ligado aos benefícios presentes no cacau, então é verdadeira a afirmativa de que quanto maior a quantidade de cacau na composição do chocolate, maior o benefício para a saúde.

“O chocolate amargo possui flavonoides que têm efeito antioxidante sobre o sistema cardiovascular e circulatório, impedindo assim a deposição de gordura nas artérias, reduzem o LDL e elevam o HDL, além de serem estimulantes cerebrais.

É indicado por ser feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite. Consequentemente, os benefícios do cacau estão em quantidades maiores e as gorduras e calorias em quantidades menores”, acrescenta Danielle

 

 

 

› FONTE: Pontuale Comunicação e Marketing

Comentários