Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Meninas de 11 a 13 anos serão vacinadas contra o HPV

Publicado em 20/01/2014 Editoria: Saúde Comente!


Este ano, o Ministério da Saúde vai disponibilizar no Sistema Único de Saúde (SUS) a vacina contra o HPV (papilomavírus humano), vírus que pode causar o câncer de colo do útero. Meninas com idade entre 11 e 13 anos serão vacinadas contra este tipo de vírus na primeira etapa da vacinação, que começa no dia 10 de março.

“Nosso objetivo é ter um alto índice de mulheres protegidas contra o HPV em Santa Catarina”, ressalta o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), Eduardo Macário. A meta é imunizar 80% das cerca de 160 mil meninas dessa faixa etária.

A vacinação contra o HPV será realizada nas salas de vacinação dos postos de saúde e nas escolas públicas e privadas de todo o Estado.

Nos postos de saúde, as meninas podem ser vacinadas sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. Nas escolas, caso os pais ou responsáveis não autorizem, devem assinar e encaminhar o termo de recusa.

A vacinação ocorrerá em três etapas:

Primeira dose: ofertada para meninas com idade entre 11 e 13 anos, nas escolas e nos postos de saúde, a partir de março de 2014;

Segunda dose: administrada seis meses após a 1ª dose nos postos de saúde;

Terceira dose: administrada cinco anos após a 1ª dose nos postos de saúde.

As orientações sobre a implantação da vacina contra o HPV no SUS foram repassadas às Gerências Regionais de Saúde e municípios catarinenses esta semana, através de uma videoconferência realizada pela Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e Imunização (Gevim) da DIVE, vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

Durante a videoconferência, as gerências receberam informações essenciais sobre a implantação da vacina e a importância da parceria com as escolas e municípios para que se atinja a meta de imunização.

Câncer de colo do útero e o HPV

O HPV é um vírus que apresenta mais de 150 tipos diferentes. A vacina distribuída pelo SUS é do tipo quadrivalente, que protege contra quatro tipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os vírus HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

No Brasil, o câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais frequente entre mulheres com 4,8 mil vítimas fatais por ano. Em Santa Catarina, em  2000, o câncer do colo de útero era o quarto mais frequente entre os óbitos femininos. Desde 2012, é a sexta causa de morte entre mulheres.

Apesar da alta incidência, o câncer de colo do útero pode ser prevenido através da vacinação, do uso do preservativo e realização do exame preventivo (Papanicolau).

Este exame, segundo o Ministério da Saúde, deve ser realizado regularmente a partir dos 25 anos de idade.

 

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários