Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Última semana de inscrições para vagas remanescentes do IFSC

Publicado em 17/01/2014 Editoria: Educação Comente!


Última semana de inscrições para vagas remanescentes do IFSC
Na região da Grande Florianópolis, são sete vagas na capital

Terminam na próxima semana, dia 22 de janeiro, as inscrições para 299 vagas remanescentes em cursos técnicos concomitantes e subsequentes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em 11 câmpus.

Na região da Grande Florianópolis, estão disponíveis sete vagas para o curso técnico subsequente em Mecânica no Câmpus Florianópolis. As aulas já começam no primeiro semestre de 2014 e a seleção é por análise socioeconômica. 

As inscrições devem ser feitas no site www.ingresso.ifsc.edu.br. Para os candidatos que não possuem acesso à Internet, há computadores disponíveis para inscrição em todos os câmpus do IFSC (veja os endereços no edital). Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

Não há taxa de inscrição. Caso seja selecionado, o candidato pode - após fazer a matrícula - solicitar um auxílio financeiro que ajudará o aluno a se manter no IFSC, desde que comprove situação de carência econômica e atenda os requisitos do edital de assistência estudantil.

Entenda os tipos de cursos

As vagas remanescentes disponíveis são para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes. Nos cursos concomitantes, o aluno faz o curso técnico no IFSC ao mesmo tempo em que faz o Ensino Médio em outra escola. Já nos cursos técnicos subsequentes, o aluno deve ter o Ensino Médio completo, pois só faz o curso técnico no IFSC.   Confira todos os cursos com vagas remanescentes disponíveis no site www.ingresso.ifsc.edu.br.

Reserva de vaga

O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública.

Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas. 

Para se inscrever no sistema de cotas para os cursos técnicos é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já para se inscrever nos cursos de graduação o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública.

Os candidatos que não se enquadram nessas situações, devem, no momento da inscrição, selecionar a opção ampla concorrência.

O detalhamento do sistema de cotas pode ser conferido no edital 18/2014-1 disponível no site www.ingresso.ifsc.edu.br.

Ao todo, estão disponíveis 299 vagas para os câmpus Araranguá, Canoinhas. Chapecó, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lages, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê. 

 

 

 

› FONTE: Jornalismo IFSC

Comentários