Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Programa Creche no Verão atende mais de 1,3 mil crianças

Publicado em 15/01/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Ana Paula e os filhos Keirrison e Kerollyn na creche Celso Ramos - Petra Mafalda PMF

foto: Ana Paula e os filhos Keirrison e Kerollyn na creche Celso Ramos - Petra Mafalda PMF

Atendimento em tempo integral permite que pais possam trabalhar com filhos em local seguro.

Compromisso de campanha do prefeito Cesar Souza Júnior, o programa Creche no Verão está abrigando 1.312 crianças em todas as regiões da cidade.

Com 17 unidades à disposição, nove a mais do que no ano passado, o projeto está atendendo duas vezes e meia mais crianças do que atendeu em 2013. Algumas unidades tiveram inscrições excedentes e se obrigaram a listas de espera, mas 59% atenderam totalmente à demanda.

Além de proporcionarem cuidado em tempo integral, de modo a que os pais possam trabalhar despreocupados, a Creche no Verão envolve a criançada em diversas atividades, educativas e até culturais. Fazem parte a música, dança, artes plásticas e teatro. Sessão de cinema e jogos também estão incluídos no rol.

Ana Paula da Silva, mãe de Keirrison, 4 anos, e Kerollyn, 1 ano, está trabalhando tranquila nesta temporada: os pequenos estão frequentando a Creche Municipal Celso Ramos, na Prainha, através do projeto Creche no Verão, da Prefeitura de Florianópolis.

A auxiliar de serviços gerais diz que  desta forma consegue exercer suas atividades sem preocupações, pois sabe que as crianças estão bem. “Na creche, eu sei que os meus filhos são bem atendidos. Posso me concentrar em meu trabalho.”

A Creche Celso Ramos conta com três turmas de 25 crianças, uma de 20, e cinco de 15, totalizando 170 matriculados.

Sob a responsabilidade da Secretaria de Educação, o programa é realizado em 17 unidades. Para cuidar de 1.300 crianças, as instituições estarão abertas durante todo o mês de janeiro, sempre das 7h30 às 18h30.

Amanda, de um ano, está acostumada ao ambiente da Creche Celso Ramos. Sorri e interage com os coleguinhas. A mãe, Ana Lúcia, assistente de recursos humanos, assinala que com o programa pode trabalhar durante todo o dia. “Se não fosse a Creche no Verão, talvez eu tivesse que parar de trabalhar.”

A situação de Michele Ferraz é a mesma. “Não sei onde deixaria o meu filhinho”, disse. A auxiliar contábil é mãe de Davi, de 3 anos.

Comprovação

No ato da inscrição, os pais ou responsáveis apresentaram comprovante de rendimentos dos membros da família e comprovante de que trabalhariam no mês de Janeiro de 2014. Os matriculados já faziam parte da rede municipal de ensino.

Mais vagas

Em janeiro de 2013, oito unidades foram suficientes para dar conta do público interessado. De 445 vagas disponíveis, integraram o programa somente 361 crianças. Todas as que estavam na fila de espera foram chamadas.

Já em 2014, o número de unidades aumentou para facilitar o acesso dos pequenos às creches mais próximas das residências. Conforme a procura, esse número de unidades poderá aumentar para os próximos anos.

Locais com Creche no Verão

Norte da Ilha (subiu de três para seis unidades)

Creche Clair Gruber Souza (Canasvieiras)

Creche Hermenegilda Carolina Jacques (Ratones

Creche Ingleses (Ingleses)

Creche Lausimar Maria Laus (Rio Vermelho)

Creche Stella Maris Corrêa Carneiro (Ponta das Canas)

NEI Ingleses (Ingleses)

 

Sul da Ilha (subiu de uma para três unidades)

Creche Maria Nair da Silva (Fazenda do Rio Tavares)

Creche Poeta João da Cruz e Sousa (Areias do Campeche)

Nei Armação (Armação)

 

Leste da Ilha (participa a partir de agora do Programa)

Nei Colônia Z11 (Barra da Lagoa)

Nei Costa da Lagoa (Costa da Lagoa)

 

Centro (mantém a mesma situação)

Creche Celso Ramos (Prainha)

Creche Orlandina Cordeiro (Saco Grande)

Creche Joaquina Maria Peres (Itacorubi)

 

Continente (subiu de uma para três unidades)

Creche Chico Mendes (Novo Horizonte)

Creche Dona Cota (Abraão)

Creche Mateus de Barros (Monte Cristo)

 

 

› FONTE: Câmara Municipal de Florianópolis

Comentários