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Entrevista com o presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc)

Publicado em 14/01/2014 Editoria: Entrevista Comente!


Foto divulgação/Cidasc

Foto divulgação/Cidasc

O Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc) atua no estado como o principal órgão responsável pela prestação de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação do governo catarinense e é o provedor oficial de Internet para o Governo do Estado de Santa Catarina. Modernizando sempre o serviço oferecido ao cidadão na área tecnológica da administração pública.

O predidente João Rufino de Sales destacou a importância do órgão para o setor em Santa Catarina e a sua visão sobre assuntos relacionados ao mercado tecnológico, espionagem empresarial e governamental e segurança como usuários do mundo cibernético.

Confira a entrevista:

1 – O que faz o Ciasc e qual seu papel na sociedade catarinense?

2 –  O setor de tecnologia está em ascensão, principalmente em Santa Catarina. Na capital o crescimento é de 20% ao ano, praticamente o dobro da média nacional, sendo uma das principais economias. Quais as oportunidades e principais desafios deste mercado?

3 – O Governo Federal tenta chegar a consenso sobre Marco Civil da Internet, que define direitos e deveres dos usuários e dos provedores de internet. O que muda com a aprovação do projeto?

4 –  Nos últimos meses, fala-se muito em cibercrime e espionagem cibernética. Qual a diferença entre estas atividades?

5 – O escândalo provocado pelo vazamento de informações do ex-colaborador da NSA, Edward Snowden, alertou sobre a fragilidade do serviço de inteligência norte-americano. Que medidas seriam necessárias para evitar que segredos de Estado vazassem?

 6 – O usuário comum de internet precisa se preocupar em relação à segurança na rede ou a espionagem ou se restringe apenas aos Governos e empresas?

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

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