Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Taxa de ocupação cresce no Réveillon e aponta para um restante de temporada aquecido em SC

Publicado em 06/01/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Pesquisa da Fecomércio SC realizada no dia 2 de janeiro com 60 hotéis e pousadas de Florianópolis e Balneário Camboriú, os dois principais destinos turísticos para as festas da virada do ano, revelou uma ocupação de 94,7% e de 98,6%, respectivamente. Os números representam um aumento de 10,16% na movimentação dos hotéis da Capital em relação ao ano passado. Em Balneário Camboriú, o crescimento foi de 15,7%.

Os resultados verificados no Réveillon aumentaram as expectativas dos empresários do setor, que esperam uma ocupação média durante a temporada 2014 na ordem de 84,8% em Florianópolis e de 86,2% em Balneário Camboriú.

Tanto na Capital (com 35,2%) quanto no Balneário (29,2%), os paulistas foram os principais turistas hospedados, seguidos pelos gaúchos e paranaenses, em posições invertidas nas duas cidades. E, como já é habitual, os turistas argentinos foram os principais visitantes estrangeiros, representando 8% dos turistas de Floripa e 8,3% dos de Balneário.

Infraestrutura

A pesquisa da Fecomércio também revelou até que ponto os estabelecimentos das duas cidades turísticas foram afetados pela falta de água e de luz durante o Réveillon. Em Floripa, em 19,4% dos hotéis e pousadas houve falta de luz, em 11,1% houve falta de água e em 8,3% faltaram ambos. No Balneário, a situação foi um pouco pior: 17,4% dos estabelecimentos registraram falta de luz, o mesmo índice para a falta de água, enquanto que para 13% dos hotéis e pousadas houve escassez de ambos.

Metade dos hóspedes de Florianópolis reclamou em função desses problemas e para 14,3% houve check out antecipado (o cancelamento de reservas foi de 7,1%). Em Balneário Camboriú, o check out antecipado foi de 18,2%. Nos dois municípios, quase a metade dos estabelecimentos teve gastos com a compra de água.

Essa situação preocupa os empresários do setor, principalmente quanto à capacidade de atender às demandas de um fluxo intenso de turistas. Porém, o resultado da virada do ano aponta para um restante de temporada de verão aquecido no Litoral catarinense, que mais uma vez se consolida como um dos principais destinos turísticos brasileiros.

 

 

 

› FONTE: Fecomércio

Comentários