Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Turismo ecológico é atrativo no Parque estadual Fritz Plaumann

Publicado em 02/01/2014 Editoria: Meio Ambiente Comente!


Foto divulgação

Foto divulgação

O Parque Estadual Fritz Plaumann administrado pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) e a Equipe Co-Gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann (Ecopef), é uma referência no turismo ecológico no Estado.  A unidade de conservação (UC) está localizada na comunidade de Sede Brum, interior do município de Concórdia, às margens do lago formado pela barragem da Usina Hidrelétrica Itá, no rio Uruguai.

 

Com uma área de aproximadamente 741 Hectares, o Parque Fritz Plaumann tem a disposição dos visitantes, como opção de turismo ecológico quatro trilhas: a do Lajeado Cruzeiro, da Canafístula, do Mirante e da Marrequinha.  O grau de dificuldade das trilhas varia de leve, moderado e difícil, atendendo a todos os perfis de público.

Além das trilhas que fazem parte da área de conservação, o Parque dispõe de um Centro de Visitantes com sala de exposição, contendo maquete, painéis ilustrativos, auditório e alojamento para pesquisadores.

 

O Parque Fritz Plaumann já recebeu prêmios pelos trabalhos desenvolvidos na UC, obtendo reconhecimento nacionalmente como, por exemplo, a classificação em 1º lugar na Categoria “Sustentabilidade Ambiental em Município”, no Prêmio Roteiros do Brasil promovido pelo Ministério do Turismo (05/2010); o 6º Prêmio Brasil Ambiental na categoria Florestas, com o projeto "Implantação, Incubação da Gestão e Operação do Parque Estadual Fritz Plaumann", promovido pela Câmara de Comércio Americana (11/2010).

 

No ano de 2008, a Tractebel Energia, Ecopef, Associação dos Vizinhos do Parque Estadual Fritz Plaumann (Apive) e Consórcio Itá foram vencedores na 26ª edição do prêmio Fritz Müller, concurso que reconhece os principais projetos e trabalhos na área ambiental desenvolvidos em Santa Catarina. A categoria premiada foi "áreas de preservação" com o case "Parque Estadual Fritz Plaumann, implantação, incubação da gestão e operação".

 

Em 2010, o Parque Fritz Plaumann foi apontado como Produto Ícone do Turismo da Região Vale do Contestado que engloba 60 municípios, no Plano Turístico elaborado pela Chias Marketing, para o Estado de Santa Catarina.

Os horários de visitação do Parque Fritz Plaumann são de quarta à sexta-feira no período matutino (sob agendamento no site e no período vespertino aberto a visitação pública das 14 às 17 horas; nos Sábados das 09 às 17 horas e nos Domingos das 13 às 18 horas.

 

Informações sobre o Parque Estadual Fritz Plaumann

 

 O Parque Estadual Fritz Plaumann é uma Unidade de Conservação de proteção integral, administrado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), estabelecido pelo Decreto Estadual n° 797 de 24 de setembro de 2003.

 

Sua área de 741 hectares protege importante remanescente da Floresta Estacional Decidual (Floresta do rio Uruguai), sendo esta a mais ameaçada do estado de Santa Catarina. Aproximadamente 1/3 de seu território é constituído por uma ilha que se originou com a formação do reservatório da Hidrelétrica Itá.

 

O Parque está localizado inteiramente no município de Concórdia, região Oeste de Santa Catarina e foi criado para compensar os impactos ambientais gerados pela implantação da Usina Hidrelétrica Itá (UHEI).

 

O Parque teve seu Plano de Manejo aprovado pela portaria nº 082/05 de 13 de outubro de 2005 da Fundação do Meio Ambiente (Fatma). O Plano de Manejo é um documento técnico onde, com base em seus objetivos, contém o planejamento das atividades necessárias à gestão e ao manejo do patrimônio natural e cultural da Unidade de Conservação, assim como sua integração com a região do entorno.  Em novembro de 2007 iniciou as visitações públicas ao Parque Estadual Fritz Plaumann.

› FONTE: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Concórdia

Comentários