Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Produção de petróleo e gás natural aumentou 1,2% em novembro

Publicado em 31/12/2013 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Petrobras informa que a produção total de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil, em novembro, foi de 2 milhões 342 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), 1,2% acima dos 2 milhões 315 mil boed extraídos no mês anterior.

Incluída a parcela operada pela Petrobras para as empresas parceiras, o aumento em relação a outubro foi de 1,9%. A produção exclusiva de petróleo dos campos da empresa no Brasil atingiu a média de 1 milhão 957 mil barris por dia (bpd), mantendo-se no mesmo nível de outubro, que foi de 1 milhão 960 mil bpd.

Contribuíram para a estabilidade da produção de petróleo em novembro os novos recordes mensal e diário de produção no pré-sal, de 339,1 mil bpd e 362,3 mil bpd, respectivamente, além do início da operação da plataforma P-63 no campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos, no dia 11 do mesmo mês. 

Vale destacar, ainda, a entrada em operação de novos poços interligados às plataformas P-26, em Marlim, e P-53, Marlim Leste, como parte do desenvolvimento complementar desses campos, na Bacia de Campos. Além disso, teve início, em novembro, o Teste de Longa Duração (TLD) de Lula Extremo Sul, no pré-sal da Bacia de Santos, por meio do FPSO-Cidade de São Vicente.

Dando sequência às ações visando à elevação da eficiência operacional na Bacia de Campos, a companhia realizou, ao longo do mês, paradas programadas para manutenção nas plataformas do Polo Nordeste, FPSO-Cidade de Anchieta e P-53.

A plataforma P-55, no campo de Roncador, na Bacia de Campos, com capacidade para processar diariamente até 180 mil barris de petróleo e até 4 milhões de m³ de gás natural está em preparativos finais para início de produção. Além disso, a plataforma P-58 já está em fase de ancoragem no complexo denominado Parque das Baleias, na porção capixaba da Bacia de Campos. A plataforma P-62 iniciou hoje, dia 30, o deslocamento para sua locação definitiva na Bacia de Campos. A P-61 sairá amanhã, dia 31, pela manhã, também para a Bacia de Campos, enquanto que a plataforma semissubmersível do tipo TAD (Tender Assisted Drilling) já navega rumo a águas brasileiras.

Produção de gás natural

O volume de gás natural produzido pela Petrobras no Brasil em novembro foi de 61 milhões 296 mil metros cúbicos por dia, 8,3% superior aos 56 milhões 581 mil metros cúbicos por dia produzidos no mês anterior. Incluída a parcela operada pela Petrobras para as empresas associadas, o volume alcançou 68 milhões 794 mil metros cúbicos, com um aumento de 8,5% em relação a outubro. 

Contribuíram para o aumento da produção de gás o fim das paradas programadas das plataformas de Merluza e Mexilhão, na Bacia de Santos, e a interligação do Módulo de Operação de Pigs-1 (MOP-1), no Espírito Santo. Trata-se de uma plataforma que tem como objetivo a limpeza e inspeção interna de dutos.

Também em novembro, a Unidade de Operações de Exploração e Produção na Amazônia bateu o recorde na entrega de gás, atingindo o volume de 4 milhões 232 mil metros cúbicos por dia. Foi a primeira vez que esse índice atingiu patamares superiores a 4 milhões de metros cúbicos diários, impulsionado, principalmente, pelo aumento da demanda de gás nas termoelétricas da região. 

Produção no exterior

A extração total de petróleo e gás natural no exterior, em novembro, foi de 194.078 boe/d, uma redução de 2,8% em relação aos 199.760 boe/d produzidos no mês anterior. Essa redução resultou da parada de produção nos campos de Cascade e Chinook, nos EUA, para instalação dos umbilicais de energia e bombas submarinas e, também, da parada para manutenção na planta de Sábalo, no campo de San Antônio, na Bolívia.

Desse total, a produção de gás natural foi de 14 milhões 944 mil metros cúbicos por dia, 3,2% abaixo do volume produzido no mês de outubro. A produção exclusiva de petróleo nos campos da companhia no exterior, em novembro, foi de 106.122 bpd, 2,5% menor que a de outubro.

 

 

 

› FONTE: Petrobras

Comentários