Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Portal da Transparência do Governo de SC chega a quase 1,5 milhão de acessos em 2013

Publicado em 27/12/2013 Editoria: Política Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O Portal da Transparência do Governo do Estado de Santa Catarina, administrado pela Secretaria da Fazenda (SEF), superou 1 milhão de acessos em 2013.

Grande parte das visualizações foi na área de gasto público, onde é possível pesquisar os salários dos servidores estaduais, incluindo comissionados, aposentados e contratados em caráter temporário. Mas o portal também traz informações sobre a receita pública e a gestão fiscal, entre outros assuntos relacionados à administração dos recursos públicos estaduais.

“O portal é um importante canal de prestação de contas do Poder Executivo de Santa Catarina, uma ferramenta que possibilita ao cidadão exercer o controle social sobre a gestão pública estadual, ou seja, confere subsídios à sociedade civil para fiscalizar e avaliar a aplicação dos recursos públicos,” destaca Antonio Gavazzoni, secretário da SEF.

Com atualização diária, o portal traz informações sobre as receitas, os gastos na manutenção dos serviços públicos e os investimentos realizados.

É possível obter, por exemplo, informações detalhadas sobre os pagamentos efetuados aos fornecedores, pagamentos de diárias aos servidores e convênios e repasses aos municípios. “Análises gráficas de receitas e despesas ajudam o cidadão a entender melhor as informações”, explica Adriano de Souza Pereira, diretor de Contabilidade Geral do Estado, área que responde pela administração do portal.

A atual versão do Portal da Transparência foi lançada em maio de 2012 e desde então já recebeu cerca de 3 milhões de visualizações de páginas. No início de 2013, um levantamento do jornal Folha de S. Paulo apontou Santa Catarina como um dos 14 estados que divulgam informações completas, atendendo à Lei Estadual da Transparência (15.617) e a Lei Federal de Acesso à Informação (12.527).

Mobilidade

Em setembro de 2013, a SEF lançou o aplicativo Transparência Móvel  SC, que permite acessar de forma rápida no celular ou tablet todas as informações do Portal da Transparência. Até o momento, 130 baixaram o aplicativo.

“Para 2015, projeta-se que 80% do acesso à internet no mundo será realizado por dispositivos móveis.  A gestão pública não pode ficar de fora dessa revolução”, destaca Adriano Pereira, idealizador do aplicativo. Para baixá-lo, basta abrir o endereço no navegador do celular ou fotografar o código com um aplicativo leitor de códigos QR.

Outro aplicativo lançado em 2013 pela SEF e que segue a lei de acesso à informação é o Indicadores SEF SC. Ele traz informações sobre ICMS, Folha, Aplicação Constitucional em Saúde e Educação, Despesas, Repasse aos Poderes, Dívida Ativa, Previdência, Precatórios e Dívida. Os dados são atualizados mensalmente.

O aplicativo já teve 241 downloads. Para baixá-lo em seu celular ou tablet, abra o endereço http://http://app.vc/dcog_-_informacoes_gerenciais no navegador do aparelho ou fotografe o código com um aplicativo leitor de códigos QR.

Acessos em 2013

Total de visualizações: 1.430.697

- Gasto Público: 1.020.520

- Receita Público: 48.647

- Análise Gráfica: 11.421

- Gestão Fiscal: 11.663

- FAQ: 4.151

- Legislação: 3.553

 

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários