Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

O ano se inicia simplesmente pare

Publicado em 26/12/2013 Editoria: Saúde Comente!


Foto divulgação

Foto divulgação

Mais uma vez nos encontramos naquele momento em que o trabalho para, famílias se encontram, brindes são feitos, votos de uma vida melhor são trocados.

Em meio a tudo isso, é normal reavaliarmos nossa rotina, o ponto em que chegamos em nossas vidas e nossos objetivos. As famosas “resoluções de ano novo” costumam aparecer, trazendo esperança de mudança no ano que se inicia.        

Para Fábio Zugman, autor de Administração para Profissionais Liberais e Empreendedores Esquecidos, entre outros, o melhor a fazer, antes de qualquer coisa, é parar.       

“Vivemos em uma sociedade com muitos estímulos, muitas escolhas, muitas atividades. É muito comum nesse período do ano as pessoas sentirem uma inquietação e quererem mudar, mas o risco é exagerar na dose” Diz Zugman.

Segundo o autor, há cada vez mais escolhas, e cada vez menos respostas certas: “Antigamente, a pessoa tinha uma carreira, trabalhava praticamente a vida toda na mesma empresa. Hoje, é possível ter várias carreiras diferentes ao longo da vida. E não só isso, há várias atividades e opções, de segundos e terceiros casamentos e um leque de opções do que fazer no tempo livre que antes não existiam - você assiste um filme pela Internet ou tenta aquele esporte novo na academia?”

Por isso mesmo, a melhor coisa é aproveitar esse período para parar um pouco. Literalmente parar. É normal sentirmos um certo desgaste conforme o ano se acaba, mas esse desgaste pode trazer um dano maior que imaginamos. O cansaço cognitivo, a insatisfação, pode nos fazer tomar decisões ruins e erradas.

Então, antes de fazer promessas, analisar sua vida e esperar mudar várias coisas, pare e descanse. Leia um livro diferente, vá ao cinema, viaje. De nada adianta ir à praia e ficar se preocupando com os mesmos problemas - é preciso de alguns dias para que você realmente consiga se desligar, esvaziar um pouco sua mente e começar a pensar com mais objetividade.

A partir do momento em que você se sente descansado, o que fazer? Evite se desesperar ao lembrar da rotina. Procure identificar pontos simples e práticas que podem ser mudados. Tome ações concretas para tornar seu dia a dia melhor.

“Uma das melhores coisas a fazer é automatizar decisões” diz Zugman. Isso quer dizer, fazer menos escolhas. Se todo mês você sofre para economizar algum dinheiro, identifique uma quantia que você consegue guardar, e pague a você mesmo esse “imposto" investindo em alguma coisa assim que recebe seu salário.

Se você quer emagrecer, identifique um novo caminho que não passe em frente aquela panificadora que você está acostumado a parar para um docinho. "As pessoas acham que mudar é algo ativo, como por exemplo, ir ao shopping e resistir a fazer compras no cartão. Um modo muito mais eficaz de atingir o objetivo é aprender a decidir antes das coisas acontecerem. Você pode diminuir o limite do seu cartão, ou simplesmente deixá-lo em casa quando sair passear.”

Para isso, antes, é preciso da um certo descanso e distanciamento. “Quando estamos em meio ao estresse do dia a dia, é difícil enxergar todas as opções de uma situação.” por isso o bom é esperar as férias chegarem ao fim para esse tipo de resolução. “Não só isso, mas separar os desejos que realmente importam dos que não importam tanto assim, é algo que só aparece quando pisamos no freio.

No dia a dia é normal perdermos nossos objetivos de vista e nos dedicarmos à questões que, analisando friamente, nem são tão importantes” completa o autor.

Por isso, antes de começar a tomar resoluções e fazer decisões, coloque o pé no freio, descanse um pouco e deixe sua mente relaxar.

› FONTE: Imprensa Iara

Comentários