Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Manezinha da Barra da Lagoa busca recursos em campanha de crowdfunding para participar do WS

Publicado em 20/12/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Kickante é plataforma escolhida para levantar recursos

Participar de competições internacionais é o sonho de todos os atletas, mas poucos chegam lá. Assim como poucos conseguem vencer as barreiras da falta de recursos para participação nos certames nacionais ou, mesmo, para seus treinos.  Nesse quadro cresce o número daqueles que recorrem ao financiamento coletivo para viabilizar a busca por vitórias e títulos.

Um caso recente é o da surfista catarinense Jacqueline Silva, conhecida como “Manézinha” da Barra da Lagoa. Sua campanha é para garantir passagens aéreas, alimentação, estadia, inscrições, seguro, entre outros gastos do circuito de qualificação (WS, antigo WQS) que a levará de volta a elite do surf (WCT).

Há vinte anos nem o mais otimista dos observadores se atreveria a prever que essa ilhoa, através de seu próprio esforço, poderia chegar à elite do surf mundial.

A catarinense Jacqueline Silva nasceu em Florianópolis, e a intimidade com o mar vem desde os tempos de infância, quando começou a dar as suas primeiras remadas na companhia do irmão mais velho. Bira Schauffert, seu atual técnico e empresário, foi responsável pela sua primeira prancha de fibra de vidro.

Incentivada por seu pai, José Irineu, logo começou a despontar, ainda numa fase em que os campeonatos não contavam com a categoria feminina. Para poder participar das categorias de base, Jacque competia com os garotos de sua idade.

No ano de 2002, totalmente focada no WCT e no tão sonhado título, fez uma temporada fantástica, culminando com a vitória nas pesadas direitas de Honolua Bay, Maui - Hawaii e o vice campeonato mundial, atrás somente da pentacampeã Layne Beachley.

Jacque sabe que chegar mais longe é apenas uma questão de tempo e recursos, que ela espera conseguir através da campanha na Kickante (www.kickante.com.br).

Como fez o piloto gaúcho de parapente Gustavo Agne de Oliveira, o “Guga dos ares”, que já obteve por meio da plataforma os fundos necessários para participar da  Super Final da Copa do Mundo de Parapente 2013. Em 14 dias ele levantou o valor que permitiu realizar o sonho. A competição reúne os melhores pilotos do mundo na modalidade, de 14 a 25 de janeiro de 2014, em Baixo Guandu (ES).

Esta foi a primeira vez que Guga lançou mão do crowdfunding: “Tentei patrocínios com empresas e prefeitura, mas ou não tem dinheiro, ou o foco do patrocínio é o futebol, em virtude da Copa do Mundo.

O crowdfunding eu já tinha ouvido falar, mas não achei que fosse funcionar para mim. Até que publiquei numa rede social minha decepção com a falta de apoio e um amigo sugeriu que eu usasse essa ferramenta, que vem funcionando muito bem.

Cheguei à Kickante pesquisando o melhor custo benefício. Precisava de um valor maior que o solicitado e busquei a que tinha um custo menor para mim”, conta ele.

Também o projeto Voadores, tenta viabilizar sua conclusão. Depois de sair de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, e rodar cerca de 3500 km até Quixadá (CE), precisa de ajuda para fazer a rota de volta ao Rio de Janeiro, que incluirá paradas em alguns dos principais picos do Brasil, para explorar a diversidade de esportes e atividades ao ar livre de cada região.

A ideia é produzir vídeos, fotos e outros conteúdos envolvendo a prática destes esportes e sua relação com as culturas locais e aspectos da geografia, história, meteorologia e biologia. O objetivo é a produção de um programa piloto para a televisão que mostre os desafios do voo livre e, em especial, do parapente.

“Fazemos tudo para que uma boa ideia não se perca por falta de um empurrãozinho”, afirma Candice Pascoal, sócia da plataforma Kickante. "Aqueles que pretendem lançar campanhas ou que desejam contribuir com projetos exclusivos, em troca de recompensas criativas e emocionais, podem conferir tudo diretamente no site www.kickante.com.br", explica.

 

 

 

 

› FONTE: IAA Comunicação e Eventos

Comentários