Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mais de mil jovens tem uma oportunidade de estágio no Governo

Publicado em 18/12/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


O programa de estágio Novos Valores do Governo do Estado teve neste ano a participação de 1.393 estudantes. Com o objetivo de inserir os jovens no mercado de trabalho, o programa prioriza no processo de seleção o critério da menor renda per capita familiar e dá uma oportunidade para a primeira experiência profissional.

“Por ter um caráter social, o Novos Valores dá chances para quem precisa, não apenas para quem tem currículo. Quem tem menos condições também pode conquistar seu espaço”, explica Ana Maria Menegazzo, coordenadora do programa, que é de responsabilidade das Secretarias de Estado da Administração e da Educação.

Entre os jovens que ligam a teoria das salas de aula com a prática no mundo profissional está Milena Espinosa, estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e estagiária da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável.

Ela se inscreveu no programa Novos Valores quando decidiu fazer um estágio e, em agosto, conseguiu uma vaga que conciliava com o horário da faculdade. “É o meu primeiro estágio, estou achando ótimo para o meu aprendizado e por possibilitar o contato com pessoas de outras áreas também”, conta a estagiária.

Números de 2013- Entre as vagas preenchidas neste ano, 954 são de estudantes de nível superior, 424 de nível médio e 15 de cursos profissionalizantes.

Os estágios são realizados em entidades da administração direta, autarquia e fundações do Governo do Estado. Os órgãos que mais contrataram bolsistas foram a Secretaria de Estado da Segurança Pública (471) e a Secretaria de Estado da Saúde (235).

Os cursos mais solicitados foram Direito, Administração, Enfermagem, Ciências Contábeis e Engenharia Civil. O valor investido no programa é de R$ 750 mil por mês.

Além de dar uma oportunidade de conhecer o mundo do trabalho, o programa também é uma forma do Governo pensar no jovem como um cidadão.

“Eles levam os conhecimentos do estágio, aprimorando o conhecimento para aplicá-lo na sociedade”, comenta a coordenadora. O programa é oferecido para estudantes acima de 16 anos, de instituições da rede pública ou privada. As inscrições estarão reabertas no início de 2014.

 

 

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários