Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Jana Figarella em Floripa

Publicado em 17/12/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

  Coisas de Maria João recebe na quarta-feira, 18 de dezembro a cantora e compositora Jana Figarella.

A timidez da pequena menina do Norte jamais revelaria que, num futuro próximo, sua voz despontaria para um talento surpreendente. Jana Figarella nasceu em Manaus, viveu em Belém, radicou-se no Recife e é cidadã santarena.

A vida da artista (1983) rumou para arte sem que ela mesma notasse. O teatro, sua primeira paixão, surgiu aos nove anos de idade. Cresceu num ambiente regado da boa música popular brasileira, absorvendo quase que inconscientemente as músicas apreciadas pelo seu pai.

Aos dezesseis anos saiu de Santarém(PA) e migrou para o Recife. Sua primeira experiência na cidade foi como atriz, na peça “Deus”, de Woody Allen, com direção de Wellington Junior. Posteriormente, estreou como cantora ao lado de Almir Rouche, emprestando sua voz para seu cd Evoé Brasil.

Em 2003, cantou no Hotel Arcada Bistrô, a convite de Gustavo Travassos (Puxador do abre-alas do Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo) e Nena Queiroga, grandes cantores, ídolos e incentivadores. Ainda neste ano, entrou em cartaz com a peça "A lição", no teatro Capiba (Sesc Casa Amarela), de Eugene Ionesco, que teve direção de Jorge Clésio.

Em 2005 participou das eliminatórias do programa FAMA da rede Globo, e no ano seguinte, IDOLOS, SBT. Ainda em 2006, participou do FECAN (Festival da canção), onde sua música ganhou prêmio de melhor canção – 1º lugar geral – Melhor letra e aclamação popular com a composição “Sonho de Índio”.

Jana Figarella iniciou o ano de 2007 finalizando seu primeiro CD independente, praticamente todo autoral, com algumas faixas bem acompanhadas por parceiros na sua criação, o que nos deixa explícito suas influências  e tão transparente sua personalidade.

Ainda em 2007, foi convidada do projeto “Quinta Cultural”, organizado pelo Banco da Amazônia (Belém do Pará), onde cantou ao lado de Lia Sophia e do internacionalmente respeitado violonista Sebastião Tapajós. No mesmo ano trabalhou como apresentadora de TV pela rede BAND no programa de carnaval “Folia no 12”, que foi exibido semanalmente pela TV Santarém, explicitando ainda mais a versatilidade da artista.

Em 2008 fez uma temporada por São Paulo patrocinada pela “Su fresh” (Empresa de sucos enlatados), realizando shows por toda metrópole, pisando em grandes palcos por onde também passaram Zeca Baleiro, Chico César, Tavito (Compositor de “casa no campo”, consagrada na voz de Elis Regina), entre outros. No mesmo período, representou o Pará no projeto cultural Banco do Brasil, cantando no mesmo palco de Lenine e Mônica Salmaso.

Em 2010 lança seu segundo álbum intitulado “LEVE”, também autoral, com participações especiais de Isabela Moraes, Nena Queiroga, e Nilson Chaves.  2011 e  2012 realizou turnês para apresentar o novo trabalho, onde passou pelo Norte, Nordeste e eixo Rio-São Paulo. Neste período, também fez shows e ministrou oficinas de teatro para adolescentes de escolas públicas, em Santarém, no projeto da UNICEF, realizado pelo governo do estado do Pará.

Realizou shows na livraria Cultura e SESCs (Recife). Há quem diga que a grande diferença desta jovem cantora seja seu humor inconfundível, carisma, espontaneidade e sua grande sensibilidade, misturada a uma pitada de timidez que a torna ainda mais cativante.

Essa será a única apresentação em Florianópolis.

 

 

 

› FONTE: Amplitude Multimídia

Comentários