Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

BMW lança pedra fundamental de sua primeira fábrica na América do Sul

Publicado em 17/12/2013 Editoria: Economia Comente!


Foto: Alícia Alão/Secom

Foto: Alícia Alão/Secom

O governador Raimundo Colombo participou na manhã desta segunda-feira, 16, do lançamento da pedra fundamental da fábrica da BMW em Araquari, no Norte de Santa Catarina. O ato marca o início oficial da construção da unidade fabril, que será a primeira montadora de automóveis da BMW na América do Sul, e contou com a presença do vice-presidente Michel Temer, da diretoria da montadora alemã para o Brasil e de autoridades do Estado.

"Os catarinenses estão orgulhosos e felizes em receber tão importante grupo, que vai fortalecer ainda mais a economia do Estado. A BMW é hoje a mais importante marca automobilística do mundo, produzindo tecnologia, qualidade e segurança. É uma conquista histórica e extraordinária. O fato de a BMW estar vindo para Santa Catarina, contribuindo para o desenvolvimento de nossa gente, é um momento de benção e alegria", discursou o governador Colombo.

A diretoria da BMW foi representada por Ludwig Willisch, presidente para as Ame&769;ricas do BMW Group; e Arturo Pin&771;eiro, presidente do BMW Group Brasil. O investimento realizado na construc&807;a&771;o da fa&769;brica e&769; de mais de 200 milhões de euros (cerca de R$ 600 milho&771;es), e resultara&769; em uma unidade produtiva com capacidade instalada de 32 mil vei&769;culos ao ano. O início da produção está previsto para outubro de 2014. O empreendimento tem o apoio do Governo do Estado e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O portifo&769;lio de produc&807;a&771;o catarinense incluira&769; os modelos Se&769;rie 1, Se&769;rie 3, X1, X3 e MINI Countryman. Cerca de 1.300 empregos diretos sera&771;o gerados, dos quais 60 ja&769; foram preenchidos, ale&769;m de aproximadamente 2.500 indiretos em um primeiro momento, contando fornecedores, parceiros de nego&769;cios e novos concessiona&769;rios.

Foto: James Tavares/Secom

"Com a construc&807;a&771;o da fa&769;brica no Brasil, reforc&807;amos o nosso compromisso com o pai&769;s e agregamos um marco na estrate&769;gia de crescimento em longo prazo do BMW Group. O Brasil possui uma economia que vem se consolidando globalmente e e&769; um mercado com um enorme potencial de crescimento futuro", afirmou Ludwig Willisch.

"A construção dessa fábrica, além de fortalecer os nossos negócios mundialmente, reforça o nosso compromisso com o país, diante da nossa adesão ao Inovar-Auto", acrescentou Arturo Piñeiro. O Inovar-Auto é o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores. Com a medida, a empresa que investe no país tem direito a benefícios como descontos no pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos produzidos no Brasil.

Para o vice-presidente Michel Temer, a vinda da BMW é uma confirmação da confiança do mercado internacional no crescimento brasileiro. "A BMW acredita no Brasil. Vivemos um momento de muita prosperidade e desenvolvimento e o nosso futuro será tão grandioso como hoje é a BMW", comparou.

Após os discursos, as autoridades inauguraram a pedra fundamental e fizeram o plantio simbólico de uma árvore, em referência às preocupações ambientais da montadora alemã. A BMW ainda apresentou novos modelos para a imprensa convidada. Entre eles, o 320i Active Flex, o primeiro modelo premium turbo flex do mundo.

Novos investimentos

O governador Raimundo Colombo destacou também que a instalação da BMW em Santa Catarina vai impulsionar a vinda de outros empreendimentos para o Estado. "Estamos procurando incentivar muito a vinda de novas empresas.

E a decisão da BMW de investir em Santa Catarina nos tornou referência. Quando estamos negociando, mostrando o nosso potencial e usamos a palavra mágica "BMW", parece que a conversa muda e aumenta o interesse das pessoas.

Elas passam a procurar os motivos que trouxeram a BMW e encontram potenciais que antes talvez eles só visem em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Mudou a nossa realidade econômica, melhorou as perspectivas, e os resultados são concretos na atração de novas empresas dos mais diversos setores", discursou o governador.

Também participaram do ato em Araquari autoridades como a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; os senadores Luiz Henrique da Silveira e Casildo Maldaner; o vice-governador Eduardo Pinho Moreira; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen; o procurador-geral do Estado, João dos Passos Martins; deputados federais e estaduais, prefeitos da região e empresários.

 

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários