Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Complexo Aquático da Unisul recebe delegações de todas as regiões do Estado

Publicado em 16/12/2013 Editoria: Esporte Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O Campeonato Estadual de Categorias reúne atletas de todas as regiões de Santa Catarina até este sábado no Complexo Aquático da Unidade Pedra Branca. Além dos estudantes atletas que disputam a competição, muitos outros atuam profissionalmente ou em caráter de estágio no evento. 

Entre os mais de 300 nadadores das categorias juvenil, júnior e sênior está Natalia Behn da Silva, da cidade de Chapecó, no oeste. Ela venceu algumas provas até esta sexta-feira. “A Unisul é uma das melhores universidades, adoro nadar aqui. No vestibular vou fazer Educação Física, quem sabe venho para cá”, diz a atleta de 13 anos.

Ela tem mesma opinião de Ariel Campos, 15 anos, que é de São Paulo e mora há cinco anos em Blumenau. “Nem em São Paulo tem um complexo desse”, afirma. Rafael Martins, 17, é de Criciúma e presta vestibular este ano. “Não pretendo parar de nadar durante a faculdade, quem sabe na Unisul”, projeta. Já Amanda Amorim, 13, venceu duas provas e sempre se da bem na Unisul. “A estrutura é muito boa e tenho muita sorte aqui”, diz.

O foco da equipe SC Natação, que treina no Complexo Aquático e tem os estudantes da Unisul em seus quadro, está no próximo final de semana, em Porto Alegre. Eles disputam o Campeonato Brasileiro Sênior de Natação. Braian Loro, do curso de Arquitetura, nada o Estadual apenas para manter o ritmo e preparar para o Brasileiro. “Fiz os melhores tempos da minha vida há duas semanas no JASC e espero fazer algumas finais para brigar por medalhas”, projeta. 

Para os estudantes da Unisul as competições no Complexo Aquático são um ótimo laboratório. Eles atuam em diversas frentes como arbitragem, socorro, cerimonial e organização. Há muitos anos envolvido com os eventos está Marcelo Borgonovo, do curso de Medicina.

Sempre no pronto atendimento das competições em Santa Catarina está o bombeiro civil Gustavo Aguiar, do curso de Educação Física. “Estes eventos agregam muito à minha formação pela vivência prática. Geralmente atendo cortes nas raias, mas também já houve situações de início de parada respiratória, mal súbito e enjoo”, explica.

Também do curso de Educação Física, Larissa Leonel é a responsável pelo cerimonial de premiação. “A experiência oportuniza aprender as outras áreas de atuação do profissional da Educação Física, além dessa que realizo”, assegura. A competição oportuniza renda para profissionais graduados trabalharem na arbitragem, bem como estudantes de outras universidades.

“Comecei a arbitrar durante a faculdade e estou até hoje já formada com este rendimento”, revela Lilia Rosa, graduada na UDESC. Fernanda Tupinamba é estudante de Educação Física da UFSC. “Quem sabe volto um dia aqui como técnica de natação”, diz. 

 

 

 

 

› FONTE: Imprensa Unisul

Comentários