Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

O ultramaratonista que aos 76 anos escolheu a corrida como meio de manter a alegria, a jovialidade e a saúde

Publicado em 07/02/2021 Editoria: Esporte Comente!


Hummel na BR 135 em janeiro de 2021

Hummel na BR 135 em janeiro de 2021

Imagine estar ao lado de um atleta, conhecido no mundo das ultramaratonas e que é uma celebridade. Antônio Carlos Hummel é um atleta que por onde passa é admirado por todos. 

Assim, estive mais uma vez ao lado deste ultramaratonista que tem um currículo de dar inveja a qualquer corredor.

E ao estar novamente com esta fera na ultramaratona BR 135 (prova em que completou 217 km), em janeiro deste ano,  não perdi a oportunidade e pedi para ele nos dar uma entrevista e contar um pouco da sua história.

Natural de Cachoeira Paulista (SP), vive atualmente na cidade de Franco da Rocha, no estado de São Paulo com sua esposa Zélia. Aposentado, foi funcionário público da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) onde exerceu as profissões de professor e fiscal.

Para seus filhos e  sua neta, Hummel ensinou o que é persistência e determinação. Treina todos os dias com afinco, deixando apenas o domingo para descanso.

Era herói da sua filha Elaisa (já falecida), portadora de síndrome de down. Hummel conta que sua alegria era chegar em casa após as provas, com  medalha e/ou troféu, para dar para a filha. Ila (assim, ele a chama) levantava as mãos para cima, com ar de vitória, dava um abraço no pai e pronunciava feliz: “meu pai, meu herói”.

O COMEÇO

Em seu tempo livre, Hummel jogava futebol.  Teve uma torção no joelho direito e não pode mais participar das partidas com os amigos.

Habituado com a prática de atividades físicas, não podia ficar parado. Assim fez vários tratamentos e começou a fazer  pequenas caminhadas, que se estenderam em caminhadas maiores e viraram corridas. Com essa nova rotina, seus joelhos se fortaleceram e se tornou corredor.

Disputou a sua primeira maratona em 1989, com 44 anos de idade. E não parou mais. Ao todo, entre maratonas e ultramaratonas, já participou de 164 provas (nacionais e internacionais), sendo a última realizada no último dia do mês de janeiro deste ano, em Unaí (50km),  uma semana  após completar 217km na BR 135.

Entre suas conquistas está a maratona do Rio de Janeiro, em 1990, onde bateu seu recorde pessoal. Realizou a prova em 3h33min33seg.

Essa prova fez com que a vontade de competir contra si mesmo aumentasse e prometeu para si mesmo que vai correr até os 90 anos.

SEUS TREINOS

Há segredo para tanta resistência e determinação esbanjadas nas ruas e estradas brasileiras? Não. Apenas um lema: "treino, treino e treino e determinação”.

A programação semanal de Hummel prevê apenas um dia para descanso e regeneração. Está tudo "em uma planilha", na cabeça do atleta.

Às segundas, terças e quintas, a agenda  prevê corridas  com distância de 10 quilômetros. Às quartas e sextas, corre 12 e 15 km respectivamente. Entre seus treinos, o atleta inclui subida e descida em escadas.

O sábado costuma ser reservado para os longões que variam de 20 a 35 quilômetros.

Comenta que 12 semanas são suficientes para se preparar para uma maratona .Com a planilha acima, não se sente cansado e termina a prova tranquilamente. Já para as ultras, aumenta as rodagens e faz mais fortalecimento.

Entre suas últimas  conquistas, está a prova 48 horas, feita em Passa Quatro/MG. O atleta percorreu aos 74 anos de idade, a quilometragem de 226 km, ficando com o segundo lugar no mundo, em sua categoria.

Com sua experiência, Hummel aconselha a prática da atividade física: "O esporte nos deixa mais disposto, alegre e grato pelos momentos que a vida proporciona", diz.

As dificuldades da vida acontecem naturalmente e assim, como na corrida, que você tem inúmeras dificuldades como : correr com lesão, dor e cansaço mas segue em frente, na vida a gente tem que saber que aquele momento ruim vai passar e depois virá a alegria naturalmente.

Idoso? Essa palavra ele diz que não conhece e dá risadas. “Vou morrer jovem com qualquer idade”.

 

Márcia Eufrásio

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários