Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

2021: O ano do esporte como promoção da saúde

Publicado em 03/01/2021 Editoria: Esporte Comente!


Feliz Ano Novo leitores, esportistas e equipe editorial do FloripaNews!!!

Mais um ano se passou e este é o momento de reflexão: internalizar 2020 e fazer uma autoavaliação e planejamento para 2021.

O início de cada ano é momento de refletir sobre as mudanças que queremos fazer para nós mesmos. E 2020, com a vinda da COVID-19, fez as pessoas refletirem sobre o quanto somos frágeis perante o Universo e que a saúde é algo que devemos promover e valorizar.

Qual futuro você está construindo para você? 

Que tal investir na sua saúde em 2021 e fazer o ano do esporte?

Pratique um esporte ou atividade física diferente. Os benefícios da prática regular de atividade física são muitos: novas amizades, melhora a circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico, ajuda no processo de emagrecimento, aumenta a autoestima, diminui o risco de doenças cardíacas, melhora o humor e fortalece os ossos, por exemplo.

Invista  também em uma alimentação saúdavel que além de você ficar em forma, também vai promover mais energia para  você enfrentar os desafios do dia a dia.

Mas, para alcançar este objetivo e não desistir no meio do caminho é necessário encaixar a atividade física na sua rotina e manter o foco, independente dos seus compromissos.

O importante é você gostar da atividade física e mantê-la dentro de sua agenda de compromissos. 

Confira minhas dicas para não perder o foco em 2021 e extenda essa rotina a toda sua família:

Menos é mais

É comum as pessoas se motivarem muito no começo e logo se desestimularem com os exercícios físicos. O importante aqui é respeitar seu corpo. Se você está iniciando, comece com exercícios simples e aumente a atividade física gradualmente. O importante aqui é a consistência. 

Motive-se com músicas que mais gosta

A música faz com que seu cérebro responda positivamente e a atividade física fique prazerosa. Crie uma playlist de músicas que você gosta e curta este momento.

Registre a sua atividade física como compromisso na sua agenda

Para que você não perca seu foco, é importante compreender que a atividade física faz parte da sua agenda e rotina diária. Escolha dias e horários fixos para se exercitar. Esse é o seu maior compromisso com a sua saúde. E manter-se saudável é o primeiro passo para que possamos viver com qualidade de vida e por mais tempo.

Conquistas devem ser celebradas

Defina objetivos e registre seus avanços. Essa é uma maneira de você reconhecer sua dedicação e perseverança. Celebre cada objetivo atingido: regularidade da prática, melhora do condicionamento físico, redução de peso, mais vitalidade e energia. 

Registre seus momentos nas redes sociais

Quanto mais você focar sua mente em esportes e atividade física, mais você ajuda seu cérebro a focar neste objetivo e mantê-lo como rotina. Quando registramos momentos da prática de atividade física, além de inspirarmos outras pessoas a prática de esporte, ao fazer um registro diário ou semanal ajudará você a manter seu objetivo mesmo quando a preguiça bater a sua porta.

Escolha o esporte que mais tenha a ver com o seu perfil

Temos tantos esportes para escolher e você poderá escolher de acordo com seu perfil. Eu, por exemplo, prefiro os esportes que posso praticar sozinha como a corrida, caminhada ou trekking. Gosto de ter estes momento só para mim. Faço orações, reflito sobre a vida e recarrego minhas energias. Porém, tem pessoas que gostam de praticar esportes com os amigos e frequentar a mesma academia. Isso ajuda a manter o compromisso e torna seu treino muito divertido. 

Não desista. Seja persistente e siga em frente. Sempre há um novo dia para recomeçar. Faça de 2021 um ano de conquistas e alegrias e invista em você. Promova saúde e viva cada dia como um momento único e um presente do Universo! E juntos, promoveremos um mundo mais saudável e mais feliz!

 

Márcia Eufrásio

Esportista e Chefe de Redação de Esportes

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários