Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

+ ARQUITETURA: Casas Contemporâneas - Casa CR.

Publicado em 26/11/2020 Editoria: Arquitetura Comente!


+ ARQUITETURA: Casas Contemporâneas - Casa CR.

+ ARQUITETURA: Casas Contemporâneas - Casa CR.

Casas Contemporâneas – Casa CR.

E aí, pessoal.

Como estão?

Hoje inicio aqui na + ARQUITETURA um projeto chamado: Casas Contemporâneas.

Esta é a primeira de muitas casas em estilo contemporâneo que serão publicadas no jornal. Serão escolhidas casas das quais admiro e me identifico com suas arquiteturas.

Se você não sabe muito bem o que é uma arquitetura contemporânea, clique AQUI e veja meu artigo, onde falo de uma forma bem pessoal sobre o tema e mostro exemplos dessa arquitetura.

Casa CR:

A casa CR é um projeto autoral e foi projetada no ano de 2011, em parceria com a arquiteta Izabela Zanluca. Localizada em um condomínio de casas na cidade de Nova Trento – SC. 

Àquela época, há poucos anos formado, foi a oportunidade ideal para materializar a arquitetura que eu acreditava. Percebi que as pessoas e o mercado começavam a abrir os olhos para a arquitetura contemporânea;  as casas “tradicionais” passaram a ser revistas e aos poucos essa arquitetura foi ganhando espaço, sendo hoje em dia uma realidade concreta. Que bom!

A ideia era que a casa servisse como referência na região, por ser uma das primeiras nesse estilo.

Agora façamos uma reflexão...

Antes de pensar em fazer a sua casa pergunte a si mesmo:

Por que farei uma casa "tradicional" se o arquiteto/a pode trabalhar a arquitetura de uma forma mais rica, brincando com a volumetria da edificação, criando conexões visuais harmônicas que agradam os olhos, não é mesmo?

E por que fazer uma casa que seja apenas um aglomerado de metros quadrados e custos, com paredes que vão do térreo até o último pavimento (paredão) e esbarram em um telhado tradicional, se ela pode ser concebida de forma a passar sensações diversas, não monótonas visualmente e muito mais funcionais e otimizadas?

Pense que seu gasto pode ser muito melhor aplicado e usufruído, basta você optar pelo caminho mais garantido e menos arriscado.

Conceito e partido arquitetônico:

Como o terreno era de esquina perdemos bastante área devido aos afastamentos obrigatórios, mas ao mesmo tempo isso possibilitou uma melhor visibilidade da casa, onde duas fachadas ficaram voltadas para as ruas, propiciando um campo visual amplo. Foi aí que veio a ideia de fazer uma edificação totalmente integrada visualmente à rua, assim como integrada internamente entre seus espaços de convívio social. O fato de ter um parquinho do outro lado da rua (também esquina) foi um fator importante, visto que ela nunca seria ocupada e traria um “respiro” visual.

A sorte de ter a maior parte do terreno voltada para rua com a orientação Norte facilitou muito na concepção do projeto. Toda área social e quartos foram orientados nesta direção.

O partido arquitetônico adotado foi o trabalho com a volumetria da edificação para propiciar essa integração desejada.

Um pedido dos clientes foi fazer a casa afastada do solo, porque a região apresenta bastante problemas com a umidade excessiva. O  térreo da casa foi projetado quarto degraus acima do nível da rua, em relação à fachada Leste, onde temos o acesso dos carros à garagem, entrada principal e de serviço de pedestres. Foram colocados blocos de concreto vazados em vários pontos ao redor da base da casa, para propiciar essa ventilação por baixo da edificação.

A ideia para a estética da casa foi criar um jogo de volumes e que ela parecesse flutuar em alguns pontos. Essa ideia foi utilizada tanto para o piso do térreo em relação ao terreno, como para o piso do primeiro pavimento em relação ao teto do térreo, visto de fora.

Os materiais propostos foram: alvenaria rebocada e pintada de branco, marrom escuro acinzentado e cinza; varanda do térreo em concreto aparente; paredes das janelas dos quartos, escritório e garagem com revestimento cerâmico madeirado e esquadrias escuras.

Programa de necessidades:

Área total: 276,26m²

Térreo: 163,04m²

- Garagem para 2 carros e área para armário;

- Área de serviço ampla, utilizada também para o pet;

- Cozinha, sala de jantar e de TV integradas;

- Churrasqueira integrada visualmente com as salas, separada apenas por portas de correr;

- Varanda integrada à toda área social;

- Lavabo;

- Depósito.

Primeiro Pavimento: 113,22m²

- Escritório: Em um nível intermediário; foi assim proposto para não estar diretamente interligado à área dos quartos. Concebido como um bloco “suspenso”, com revestimento diferenciado do volume principal da edificação.

- Rouparia;

- 2 quartos;

- Banheiro social;

- Suíte com closet e varanda;

- Volume técnico fechado e ventilado, para condensadoras de ar condicionado e escada de acesso à caixa d’água.

Cobertura:

- Telhado embutido na platibanda. Telhado principal no estilo borboleta (com calha no centro da edificação);

- Paineis solares.

Cortes:

Fachadas:

Imagens do projeto:

Espero que tenham gostado do artigo e quaisquer dúvidas em relação a projetos entre em contato pelos meios indicados logo abaixo.

Grande abraço.

Ricardo Cunha - Arquiteto

 

Seja um parceiro da + ARQUITETURA.

Empresas da construção civil em geral: construtoras, empreiteiras, lojas de materiais de construção, iluminação, tintas, móveis planejados, mobiliário, decoração, etc.
Banners clicáveis no rodapé das publicações, vídeos de divulgação da empresa e possibilidade de publicações exclusivas.

Projetos e consultorias.

Entrem em contato:

[email protected]

Acompanhe-me no Instagram: @ricardocunha_arquiteto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários