Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Assinaturas de convênios entre a Prefeitura de Florianópolis e instituições francesas garantem capacitação de maricultores

Publicado em 14/12/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O Superintendente do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), Everson Mendes, viaja neste sábado (14/12) para La Rochelle, capital do departamento de Charante Maritime, na França. É que a Prefeitura de Florianópolis, através do IGEOF, vai assinar dois convênios técnico- científicos com instituições estatais francesas, com vistas a garantir capacitação de maricultores.

O primeiro convênio de cooperação internacional será firmado no dia 16 (segunda-feira) com o Lycée de la Mer et du Littoral, em Bourcefranc (no coração da zona ostreícola de Charente-Maritime), para estágios técnicos de produção de maricultura. De acordo com o Superintendente do IGEOF, a expectativa é a de que, já em março de 2014, 12 maricultores de Florianópolis iniciem estágio na França e, em seguida, 12 maricultores franceses venham à cidade conhecer a realidade local e compartilhar conhecimentos.

Ainda segundo Everson Mendes, em janeiro de 2014 o prefeito Cesar Souza Júnior vai baixar um decreto definindo os critérios para escolha dos maricultores que serão beneficiados com o convênio. Vale destacar que, além das passagens aéreas, hospedagem, alimentação e do estágio, propriamente dito, os contemplados terão direito de fazer um curso de francês de 120 horas antes de viajar.

O segundo convênio de caráter técnico-científico será assinado no dia 18 (quarta-feira) com o Institut Français de Recherche pour l&39;Exploitation de la Mer (Infremer) – tido como o maior laboratório de análise de produção de moluscos da Europa. Esta parceria visa análises da água do mar, e das ostras, basicamente, enquanto produto; incremento da produção, e tecnologia de manejo.

A viagem do Superintendente do IGEOF encerra no dia 21 de dezembro. Na França, ele estará acompanhado do Secretário da Pesca e Maricultura, Paulo Henrique Ferreira; do presidente da Comissão de Pesca, Aquicultura e Serviços Náuticos da Câmara Municipal, vereador Celso Sandrini, e da Chefe do Departamento de Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina, Aimê Magalhães, entre outros.

Cabe ainda salientar que as assinaturas dos convênios são resultado das tratativas feitas pelo prefeito Cesar Souza Júnior em sua ida à França, há dois meses e meio.

Produção

A França é o país que mais produz ostra na Europa, com 140 mil toneladas por ano, sendo que Charante Maritime destaca-se como o      primeiro produtor francês, com 70 mil toneladas, ao ano, ao passo que Florianópolis produziu, neste ano de 2013, aproximadamente quatro mil toneladas de ostras.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários