Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

A Democrática Praia da Joaquina.

Publicado em 25/10/2020 Editoria: Turismo Comente!


A Democrática Praia da Joaquina

 

              Fonte: Surfista na Praia da Joaquina, acervo pessoal do autor.

 

Após falarmos da Costa da Lagoa e da Lagoa da Conceição, é hora de chegarmos à Praia da Joaquina, ainda na região Leste da Ilha de Santa Catarina. Trata-se de uma das praias mais famosas da cidade, contando com costões, dunas, restinga e com uma boa extensão de areia. Caminhando cerca de 7km pela praia, é possível chegar à Praia do Campeche, já no Sul da Ilha. Inclusive, é bem comum ver pessoas realizando esse trajeto como atividade física, especialmente caminhadas e corridas.

 

         Fonte: Costão da Praia da Joaquina, acervo pessoal do autor.

 

Todos sabem que a Praia da Joaquina acolhe moradores, famílias, turistas ou qualquer tipo de pessoa, pois é um dos espaços mais democráticos e badalados da cidade. Mas, a galera jovem e descolada a frequenta desde a década de 80, fazendo com que a mesma receba uma série de eventos esportivos profissionais e amadores. Dentre os quais, campeonatos de surf, sejam campeonatos profissionais ou amadores, juvenis ou adultos, nacionais ou internacionais, o fato é que volta e meia, há algum evento de surf ocorrendo lá, geralmente acompanhados de shows musicais. Foram vários os surfistas que já droparam suas ondas, como os brasileiros Picuruta Salazar, Cauli Rodrigues, Roberto Valério, os irmãos Neco e Teco Padaratz, entre vários outros. Já dentre os atletas estrangeiros surgem nomes como os campeões mundiais Mark Richards, Tom Carrol, Shaun Tomson, Wayne Bartholomew, entre outros. Por fim, recentemente, a Praia da Joaquina revelou mais uma joia ao mundo do surf, trata-se de Lucas Vicente, Campeão Mundial Júnior 2019.

 

               Fonte: Dunas da Joaquina, acervo pessoal do autor.

 

Além de caminhar, correr e surfar, a Praia da Joaquina também nos permite a prática de um esporte que nem todos conhecem, o Sandboard. Trata-se da descida de dunas com uma espécie de prancha ou shape de skate. Para os mais hábeis, é possível descer em pé e fazer manobras, enquanto os que apenas brincam ou se exercitam, costumam descer sentados. Também é comum encontrar nas dunas aqueles que procuram aprender a dominar a pipa do kitesurf. São cerca de 1400 metros de areia com formações e elevações distintas. Mas, para aqueles que não desejam se empenhar nas práticas esportivas, é possível também usufruir da contemplação. Afinal, a paisagem das dunas somada com a vegetação e com a Praia da Joaquina é algo realmente diferenciado em termos paisagísticos.

          Fonte: Praia da Joaquina, acervo pessoal do autor.

 

A Praia da Joaquina conta também com quadra para Beach Tennis, inclusive sediando eventos nacionais e internacionais na modalidade. Além de estrutura de chuveiros, banheiros, estacionamento, lojas e barracas com souvenirs, meios de hospedagem, restaurantes, entre outras opções de serviços.

 

Fonte: Acesso Principal da Praia da Joaquina, acervo pessoal do autor.

 

A vida noturna também costuma ser movimentada na região da Praia da Joaquina, tendo opções como forró e outros estilos musicais no Bar DeRaiz, festas e festivais de música eletrônica, além de festas como reveillon e carnaval em restaurantes. Por fim, cabe-nos ilustrar ainda a origem do nome da praia, que segundo lendas e causos, deriva de uma antiga rendeira, a Joaquina. A Joaquina costumava fazer suas rendas nas pedras, até que um dia ela permaneceu até o entardecer na praia e acabou sendo literalmente engolida e levada mar a dentro, dando origem ao nome da praia.

 

Fonte: Pôr do sol na Praia da Joaquina, acervo pessoal do autor.

 

Desta forma, esperamos ajudá-los com algumas opções de lazer para você usufruir da região com segurança, tais como beach tennis, sandboard, surf, caminhada, corrida, entre outras. Mesmo que apenas sentar junto a um restaurante para apreciar a gastronomia local ou contemplar a magnífica mãe natureza e sua bondade com a região.

 

Evite aglomerações!

 

Aproveite nossas sugestões ao ar livre com segurança!

 

Obs: Todas as imagens são do acervo pessoal do autor.

 

Turismólogo Daiko Lima e Silva

[email protected]

 

 

 

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários